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Homem-Aranha: O Herói de Todos os Públicos

17 de abr. de 2025

Por que temos medo do escuro?

Posso ter falado antes sobre os lobisomens e ter até mostrado referências como o Seth de Uncanny Project, mas algo que retornou meu hiperfoco por lobisomens foi um lobisomem esculpido pelo canal Macaco Despido, que tinha uma base em macacos, outros animais caninos, lêmures e até marsupiais carnívoros.

Seth de Uncanny Project, por deadlymelodic
Zubumafusomem do Macaco Despido (link aqui)

Durante uma conversa com uma webamiga, eu falei um pouco sobre a lenda de Licaão, e como o nome Arcádia (um reino que existiu, mas na mitologia grega foi onde Licaão reinava) e Arcana (como cada arquétipo de cada carta no Tarot, da cartomancia cigana, era chamado) tinham a ver, e consequentemente falei da carta 18, da Lua.
A arcana maior da Lua tem muitos significados, como:
  • Ilusão, sonhos, pesadelos, loucura (seja porque acreditavam que a Lua afetava a sanidade humana, ou por monstros, demônios e fantasmas viverem na noite), o cão e o lobo que estão juntos na carta podem representar paralelos (um canino amigável no mundo urbano, e um canino caçador no mundo selvagem), e a lagosta pode representar algo sobre o mar (assim como as marés são influenciadas pela gravitação da Lua, ou dando a entender o mar como um aspecto masculino, e a lua como um aspecto feminino).
  • Em JJBA Stardust Crusaders, o stand Dark Blue Moon é usado por um impostor que estava se passando por um capitão que iria ajudar os Crusaders, tendo a ver com a ilusão, monstros e o mar (assim como o stand é um monstro aquático com poder sobre a água e as cracas).
  • No Tarot de Projeto Dream, escolhi a Luna Pleine por motivos como:
    • Luna é um nome comum em mulheres trans, tanto que inicialmente era pra ser o primeiro nome da personagem, mas mudei que o nome "normal" dela é Pleine, e que "Luna" seria como um título da família dela, assim como o nome completo dela significa Lua Cheia, a lua mais iluminada.
    • Pleine está no meio da carta, no lugar da lagosta, e em Projeto Dream os peixes (outro animal marinho) têm simbolismos de transformação, seja evolução de espécies (assim como os peixes foram os primeiros vertebrados) ou transição de gênero (assim como há espécies de peixes e até de crustáceos que trocam de sexo sob certas condições).
    • Sobre a carta significar sonhos ou loucura, houve arcos no começo do Projeto Dream de 2022 em que a Pleine até mesmo ficava inconsciente ou depressiva depois da exposição a experiências mágicas terem a enlouquecido.
    • Os Laurinhos (uma espécie canina alienígena) ocupam o lugar do cão e do lobo.
Sobre a ligação entre lua e monstros, é necessário lembrar que ancestrais humanos também eram fracos e de pouca mobilidade, o que restava era a inteligência e a capacidade de manusear objetos, enquanto isso, animais selvagens eram a maioria mais fortes, mais rápidos e preferiam caçar de noite, alguns se camuflam (tanto que há teorias de que nossa visão é tricone, de azul, verde e vermelho, para enxergarmos cores dos animais camuflados, há outras que era pra reconhecer frutas frescas por nossa herança primata), podendo ficar mais escondidos ainda de noite, e mesmo depois que os humanos descobriram o fogo e aprenderam a manuseá-lo inclusive pra espantar os animais selvagens, a crença ainda se aplica a monstros de terror, que também caçam na escuridão como os animais, senão pior, e a luz poderia os espantar e até mesmo os eliminar.
Artes do artista Moppaa (link de uma das pinturas, que já vai se conectar aos outros)

Lobisomens se transformam sob a Lua Cheia, vampiros só conseguem viver na escuridão, demônios vivem em reinos repletos da escuridão, como o Inferno, o Tártaro e o Abismo, fantasmas acordam e perambulam à noite, dragões e grifos preferem dormir em cavernas, e há monstros marinhos poderosos que estariam escondidos na Zona Abissal, um lugar, além de escuro, também menos conhecido do que o próprio espaço.

Em Pokémon, o elemento Psíquico, que é baseado na mente e no poder psíquico, tem como fraquezas os elementos Fantasma, Inseto e Escuridão, que são elementos dos quais as pessoas têm mais medo, especificamente, medos mais comuns, e o tipo Escuridão é imune ao tipo Psíquico, não apenas resistente ou superefetivo, por representar como o medo do escuro, e do desconhecido que tem sua relação, nunca será superado por toda a humanidade.

Por isso o medo do escuro e o do mar são tão comuns e fonte de tantos monstros medonhos e fortes: Eles são inspirados no medo maior e mais conhecido, que é o medo do desconhecido, a ansiedade de nunca saber se algo eminente é bom ou ruim, e mesmo que seja certeiramente ruim, não se sabe o quão ruim pode ser, como a morte, o que pode ter alimentado lendas de mundos após a morte, ou de fantasmas.
A um certo ponto também toquei no assunto do Oblivion em The Elder Scrolls, e isso ligou ao que eu falei com ela sobre lobisomens e vampiros, inclusive falamos da lore e origem de ambos no universo de Skyrim.
  • Vampiros são descendentes de Molag Bal, um príncipe daédrico do sangue, da tortura, escravidão e crimes sexuais, e herdaram dele o poder sobre o sangue, sendo por sua vez um tipo de humanos daédricos.
  • Lobisomens são guerreiros e caçadores abençoados por Hircine, em que podiam caçar melhor nessa forma, e no pós-vida reinado por esse príncipe daédrico das caças, os lobisomens terão caças pra sempre.
  • Os Daedras em si podem ser tanto deuses malignos ou caóticos, e os de menor nível, como os vampiros, Atronachs e até os lobisomens e familiares, são demônios (demônios podem ser não só seres malignos e de alto poder mágico, mas seres intermediários entre os deuses e os humanos, como o Ammit na mitologia egípcia ou os daemons da mitologia grega, ou o equivalente arábico deles, os gênios, ou djinn, ou os shedim nas culturas judaicas).
Assim como demônios podem não ser só seres malignos, o Oblivion também pode não ser só um Inferno, nem mesmo um Submundo, mas sim um Abismo ou Pandemônio.
  • Submundo é meramente um reino inferior e dos mortos, porém presente no mundo material, para em sua maioria os mortos considerados indignos de um paraíso, o que pode incluir não só os maus, mas aqueles que não tiveram um rito funerário adequado, ou têm pecados que ainda os atrapalham de serem aceitos, como na mitologia grega com o Rio Estige e a primeira camada do submundo, chamada de Hades, assim como o deus que governa os mortos, e na mitologia nórdica o Helheim, para os mortos comuns demais, e que não são dignos do Valhalla.
  • Inferno é um reino preparado para as pessoas malignas, geralmente as piores camadas de um reino dos mortos, como o Tártaro na mitologia grega ou o Naraka no Samsara hindu e budista, ou o próprio Inferno é um reino dos mortos e demônios à parte, mesmo ainda no plano espiritual, dividido em nove camadas (baseado na Divina Comédia de Dante) uma pior que a outra, com as punições sendo um reflexo dos pecados mais notórios e dominantes (como na Divina Comédia e também no Apocalipse de São Pedro), ou tendo um reino próprio pros demônios e anjos caídos, o Pandemônio (baseado no livro Paraíso Perdido).
  • Abismo pode ser um tipo de reino de escuridão e inexistência (algo que, alegoricamente, significam uma mesma coisa, pois no criacionismo abraâmico, não havia nada, era tudo uma escuridão, que só foi preenchida pela luz do primeiro dia de Deus, sendo a luz um símbolo de criação, sabedoria e bondade, enquanto as águas citadas no criacionismo bíblico são claramente uma alegoria a um Oceano Cósmico como chamavam o éter do universo), em que os demônios que não foram ao Inferno como o Lúcifer, ou ao mundo material como Iblis (rei dos gênios e ifrits), foram para esse reino, como Abaddon, reservado para sair durante o Apocalipse, não como alguém completamente mau, mas como um demolidor do mundo físico para abrir espaço ao Paraíso Final. Nietzche usava o abismo como um referencial da escuridão emocional e espiritual, como a depressão e o desespero, ou então as ruindades da vida.
Assim como demônios também eram seres das trevas, eles eram ilustrado como seres tão deformados quanto outros monstros, porém maus conscientemente, enquanto a maioria dos monstros eram meramente selvagens, atacando humanos instintivamente, seja por territorialismo ou por nós sermos um prato favorito deles, e demônios não têm intenção de só eliminar humanos, mas corromper os que não matam, os manipulando ou dando poder em troca de vida humana, e por isso seriam tão perigosos, e com o tempo, assim como os anjos, antes ditos como abstratos, cheios de detalhes que os tornam assustadores como um sinal do poder de Deus e que afasta o mal, foram ilustrados bonitinhos pra deixá-los mais familiares àqueles que não sabiam de seu significado, os demônios, antes ilustrados como humanoides deformados com detalhes de animais, foram cada vez mais ilustrados como bonitos e humanos, para demonstrar como eles se tornam mais atraentes para aumentar a tentação.
E quem sabe, essa ideia de entidades abstratas e o medo do desconhecido retornou apenas com HP Lovecraft, que criava histórias com todo esse ênfase na fonte do medo não estar em não saber da ameaça, mas dela estar escondida, e quando revelada, ela já pode ter destruído seu buscador, infelizmente não por motivos poéticos como o que a Bíblia ou a Igreja diziam de anjos e demônios, ou que o folk horror faz de meramente povos isolados que escondem algum perigo, mas pelo Lovecraft ser racista, e se basear nele mesmo nunca compreender outros povos e etnias para criar esse conceito de algo ou algum ser que é inadmissível conhecer.

Mesmo que não dê pra separar o autor de sua obra, pela obra dizer muito de seu autor, como os monstros deformados mostrarem medos e preconceitos de Lovecraft, ainda dá pra separar essa ideia do medo do desconhecido e o racismo, e há histórias boas com base no HP Lovecraft cujas mensagens criticam o Lovecraft, assim como entidades como o Cthulhu são um grande símbolo do terror pelo design tão único e uma história marcante, assim como a cosmologia dos mitos de Cthulhu é muito rica, sobre um universo infinito que nunca será compreendido por completo, e há seres que estão ainda mais além, como Yog Sothoth e Azathoth (que aliás, o terror do Azathoth não é ele ser poderoso, mas ele não ter entendimento do mundo ao redor, e ter que ser constantemente colocado em sono profundo porque, se ele acordar, ele irá destruir tudo, e o medo é essa possibilidade dele acordar, e nada poder ser feito).

Com isso concluo, que o medo do escuro é uma coisa inconsciente, instintiva e insuperável, e por isso há tantas lendas de monstros e entidades na escuridão, ou então com poderes sobre a escuridão, e muitos deles podem não ter a ver necessariamente com esse elemento, mas com o mistério, os pesadelos ou as tentações, e muitos podem existir em reinos que estão além da matéria e energia, e que os humanos não têm força para enfrentar, apenas material para afastar e acalmar esses seres, e o medo sempre será um elemento natural mesmo fora da humanidade, mas que os humanos chegam a dar um significado esotérico.

Até mais!