Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

28 de jul. de 2024

Domingo a Noite

Eu comecei a trabalhar dia 22 desse mês, foi doloroso, foi cansativo, mas eu pude trabalhar com muita disposição porque eu sabia das vantagens que eu poderia ter em troca, e também tive um plano de usar esse trabalho pra fazer uma equivalência e o trabalho valer um estágio, assim eu escapo do estágio da faculdade e tenho um pouquinho a mais de tempo livre, isso além dos trabalhos de Sábado que são curtos e o Domingo que é dia de folga.

Estando no serviço público da Diretoria de Esporte, a equivalência pra estágio de logística vem desse trabalho envolver carregar peças pra diferentes lugares, desde tirar lixo do parque da cidade a transportar ferramentas e coisas como tatames de arena entre os lugares, e também a limpeza em si ser valorizada por alguns métodos logísticos como o 5S do método da Toyota.

O parque é bem normal, embora sinceramente eu tenha visto mais bitucas de cigarros na grama desse parque que no cinzeiro dos meus tios e eu tenha encontrado até mesmo cerol no campo de futebol, o trabalho é bem mais tranquilo que outros trabalhos como Bombeiro, Guarda ou a área de Meio Ambiente (tanto que na primeira vez que fui chamado pra vaga dos Serviços Diversos um médico me recusou pelo meu autismo, enquanto eu tinha sido levado pra área do Meio Ambiente por não saberem que eu tinha alguma deficiência - eu me inscrevi como neurotípico porque fui criado por anos achando que era um -, e essa área é considerada perigosa até pra gente saudável), e em Quarta-Feira dessas férias da faculdade em que eu comecei a trabalhar, eu assisti ao filme Deadpool e Wolverine, foi um filme simplesmente incrível, e mesmo sendo um filme meme como os outros filmes do Deadpool, ele é bem genial com as referências a quadrinhos clássicos da Marvel (com cameos de um Wolverine da Era de Apocalipse, Wolverine do Henry Cavill, Wolverine que enfrenta o Hulk raiz, o Wolverine Caolho e também um Wolverine baixinho em referência à altura canônica do personagem) e as aparições de outros personagens que tavam sob domínio da Fox, como os outros X-Men antigos e a Elektra, e uns que meio que viraram delírio coletivo, como o Blade do Wesley Snipes (aliás, o sobrenome desse ator é a inspiração do Howard Snipes, e o Donald McThing sendo baseado em Marty McFly).

E cara, realmente, ir ao Shopping à noite, ainda mais pra ver algum filme em pré-estreia, dá uma sensação extremamente única. Eu fui nesse dia ao Shopping com o meu irmão, dois amigos dele que são gêmeos, uma prima e o namorado dela.

Falando no meu irmão, eu tinha reclamado de erros dele a passados de muito curto prazo, mas não odeio ele de fato, eu só tava muito puto com a insistência dele de querer tar certo em tudo em detrimento da nossa amizade (quem fala que parente não conta como amigo claramente é filho único ou tem rancor extremo com seus familiares, ter as amizades com a família é até mais importante que ter amigos fora), mesmo quando o meu irmão que tava errado e não se garantia em provar o seu ponto sem irritar os outros, enquanto antes ele era o que mais ouvia os meus assuntos de histórias originais até desde antes de ter esse blog e o Projeto Dream, tinha consoles da Nintendo pra gente jogar junto ou até baixava alguns jogos pro meu computador.

Falando em noite também, eu tive diferentes tipos de sonhos, os que mais se repetiam geralmente envolviam:
  • Escolas e Faculdades, que apesar de não serem como os reais em que eu ia, misturavam as áreas escolares que eu ia de verdade com outras áreas que eu conhecia, como um sonho que eu tive de uma escola subterrânea numa rua similar à que leva ao Poliesportivo da minha cidade, ou uma faculdade a noite que não parecia ter muita gente, como professores e alunos, as paredes e móveis eram muito brancos, e fora das salas era extremamente escuro.
  • Quando não eram escolas, eram banheiros (alguns sendo gigantescos e cheios de salas/cabines, o que inspirou aquele banheiro dimensional da base do Muramasa) ou hospitais (que tinham a mesma lógica de um dos sonhos de escola).
  • Alguns sonhos parecem com cidades, bairros ou vilas, como um sonho que eu tive que era como uma vila cheia de casas quadradas amareladas, cercas brancas de madeira e subidas e descidas irregulares, ou cidades que pareciam como uma versão nublada de São Manuel, com neblina estilo Silent Hill, e com a arquitetura tradicional da cidade, com um desses sonhos tendo algo como uma canção que me inspirou pra uma das Canções do Céu traduzidas.
  • Entre outros sonhos de espaços liminares, eu lembro de um sonho em que eu tava numa casa que parecia muito maior que era por fora, as paredes eram brancas e a tinta não parecia tão firme, tinha móveis de madeira escura, algumas pelúcias, aparentemente o que pareciam ser meus primos, e tinha várias salas. Outro sonho que eu lembrei, porém bem mais antigo, era um em que eu tava indo com meus pais e alguns parentes que não lembro quais eram no sonho, em um tipo de viagem, mas quando paramos em um tipo de caverna ou algo como a oficina que mostrei acima, tinha uma cerca metálica e um portão de grades nos separando do que parecia ser um monstro ou alguns mendigos (minhas memórias desse sonho tão meio bagunçadas) que pareciam ir atrás de mim quando eu mexia no celular.
  • Tem sonhos meus sobre jogos (como um jogo de Sonic em que eu podia andar e pular com o Eggman, e tinha power-ups da nave dele e de transformar o Eggman num Metal Knuckles) e desenhos que não existiam (como uma versão estranha de Três Espiãs Demais, com umas mulheres aparentemente petite - que parecem mais novas que a idade real e são bem magrinhas - e entre elas tinha uma de azul-turquesa, uma de roxo e uma de amarelo, e uma de vermelho que parecia a mãe do Timmy dos Padrinhos Mágicos), uma loucura.
Já dos sonhos relativamente mais recentes, tinha:
  • Um sonho que não lembro direito, mas era um em que eu vi uma casa minha tava destruída e tinha alguns familiares próximos dela, se não me falha a memória eles tavam morando nela junto comigo, e pelo que eu lembro defenderam a casa de um bandido.
  • Em outro sonho que eu não lembro tanta coisa mas se anotei no diário deve ter existido, eu tinha uma gata de estimação, e no sonho eu também alimentava da gata, cuidava dela, trocava areia da caixa e também comprava pelúcias pra ela brincar.
  • Eu sonhei com algumas histórias de magos, como uma em que um mago escutava um monólogo longo de um artífice (aquela classe que manuseia tecnologias e faz os próprios artefatos) e depois o humilha num jogo de basquete (esse sonho não tem a ver com o Oreji, o mago não parecia com ele e o sonho surgiu bem depois do personagem), ou um em que um lobisomem selvagem, depois de vencer uma horda de vampiros, foi morto em combate pra um mago que controla refrigerante (que usei como base pra uma ideia de personagem que controla refrigerantes por magia, é baseado numa cena de Jojo Battle Tendency, que aliás pode ter a ver com o tal sonho).
  • Tem vezes que eu sonho com os personagens de Projeto Dream tendo aventuras, embora seja meio difícil eu memorizar o suficiente pra contar quais exatamente podem ter sido inspiração pra histórias já escritas no blog oficial, mas um sonho mais recente teve o Naej tendo como desafio passar por um rio (não lembro o motivo, se era pra entrar e pegar algum artefato ou só sair com vida) enquanto o Dragondorf teve uma falha na aura mágica dele e a mesma tava ficando prateada em vez de dourada (o que seria uma ideia interessante, mas eu precisaria encaixar direito na história e evitar um dedo no rabo e gritaria como o que costumava ter na décima sexta temporada).
  • Sonhei também que tinha uma vampira negra, careca, com sobrepeso leve (não tão gorda, mas não era o peso médio) e sem roupas estava na minha casa e se curando do vampirismo, o que me lembra um sonho mais antigo meu, que tinha numa suposta história do Projeto Dream desse sonho antigo uma mulher negra, sem roupas, de corpo atlético e com cabelo crespo levemente volumoso (algo como um afro, mas no formato do cabelo do Josuke ou do Rik Editor) que era namorada de uma mulher ruiva, baixinha, gordinha, de roupas amarelas, fedia e tinha ukulele (esse sonho infelizmente eu só consegui lembrar das personagens, e talvez essas três também apareçam em Projeto Dream).
  • Só pra terminar, tinha um sonho meu em que o Jazzghost jogava um jogo de terror em primeira pessoa, que se passava num complexo de corredores meio de escola, e com uma iluminação amarela de lâmpadas incandescentes, com uma temática bem suja e rustpunk (tipo FNaF 3), mas a gameplay era de fugir de um perseguidor e desviar obstáculos (mais parecido com Baldi's Basic).
Falando em Baldi's Basic, acho uma falta de respeito a comunidade desse jogo ter renascido só pra reclamar do Fundamental Paper Education como se Baldi tivesse patenteado as histórias de escolas do mal, ainda mais sem nenhum argumento e achando que o F.P.E. era algum tipo de jogo ao mesmo estilo de Baldi, mas na verdade é uma animação que... embora eu não tenha visto, eu recomendo, o desenho é bem-feito e a comunidade é bem legal.

Falando em Projeto Dream, como eu citei enquanto falava de alguns sonhos, eu já defini alguns painéis de desenhos que eu iria explicar em forma de diagrama, como:
Ferroverbas (um tipo de erva verde com brilho amarelo, que cresce nas montanhas de Krippa e é usado pra fortificantes musculares e ósseos), Carvalho-Titã (uma árvore azul gigante de folhas brancas elétricas e maçãs douradas), Silvanium (uma árvore de ferro cujas grandes folhas são usadas pra armaduras e escudos), Taríneo (uma fruta cítrica cujo design eu me baseei em abacaxis, morangos e laranjas), Lúnea (uma flor azul que possui uma seiva usada pra poções de visão noturna), Flor de Fogo (uma flor vermelha que cresce em vulcões e é usada pra poções de resistência a fogo), Lavangi (uma flor similar à Lavanda e que é usada pra sabões eficientes e poções do amor), Barsiblam (uma fruta-vermelha estereana, que eu decidi o design: Parece uma framboesa, tem o tamanho de uma maçã, e o gosto lembra amoras e cerejas), Aqua Orbis (uma fruta redonda feita inteiramente de água, e que cresce no planeta Hidra), alguns temperos mágicos e também o Molho da Montanha e alguns frutos que o compõem (apelidados em Tinmariana como "sangrias tinmarianas", devido à sua cor rubra e propriedades médicas).
Falando em plantas, quando eu tava limpando o parque eu achei uns tipos de folhas estranhas que pareciam duras e com uns padrões estranhos, eu cheguei a achar que eram algum resto de borracha largado na grama, mas quando eu pesquisei, não eram folhas, eram frutos de Flamboiã, uma árvore de flores vermelhas que cresce em regiões tropicais, subtropicais e até equatoriais. O que eu achei e varri eram esses tais frutos caídos, abertos e secos pela decomposição, e frutas estragadas, mesmo não sendo raras nesses parques que têm muita árvore, são menos comuns que as malditas bitucas de cigarro, que eu chuto que só são comuns porque o pessoal não cata e aquilo vai acumulando. Pra mim, fumar num parque esportivo e depois tacar a bituca na grama é pior do que fazer uma "saudação romana" numa sinagoga.
Mas também preparei umas ideias especiais pro planeta Fantasia, como:
Mímicas, que eu decidi que ia ter mais do que só os em forma de baús, como os em forma de vaso, de caixote, e até os disfarçados de pessoas, que pelo formato com pernas conseguem correr em vez de rastejar e pular, sendo mais específico, essas Mímicas de Pessoas se disfarçam de mulheres em apuros, atraindo exploradores de calabouços desavisados acreditando que elas são pessoas de verdade que foram presas por lá, pra depois atacá-los.
Alguns conteúdos de Mandrágoras, que eu misturei elementos reais (como esses vegetais eu misturar o formato humanoide e as propriedades medicinais da mandrágora real com alguns detalhes de batatas) com mitológicos (como elas serem vegetais que gritam, e que eu adicionei que essas mandrágoras também gritam sob o solo, podendo ser sentido com o chão vibrando), e tem também relíquias e comidas feitas de Mandrágoras.
Esse culto de seres fantasiados de coelhos, que não decidi o lugar e o contexto que terá eles, mas eu me inspirei naquele culto dos coelhos de Fear & Hunger, baseei a estátua da deusa deles na estátua da deusa Ishtar/Inanna, e os materiais de BDSM foram adicionados pra intensificar o tema, e esse bastão vermelho seria meramente um tipo de arma deles, embora pelo formato talvez dê pra ter uma função a mais. A poção eu não decidi a função e o efeito, mas esse coelho com chifres de cabra eu me baseei no Leprílope (um criptídeo meio coelho e meio antílope) e em relatos de coelhos com verrugas similares a chifres/espinhos, algo similar ao que já foi presenciado em pessoas na China.
Por incrível que pareça, os cuicorno de Projeto Dream não foram baseados nessas pessoas com chifres, mas meramente numa explicação de ter monstros que teriam chifres mesmo não tendo descendência de monstros-animais correspondentes.
Também, entre os itens novos de Projeto Dream, eu também desenhei alguns itens velhos relacionados a dragões, isso junto ao spray de Chama de Dragão.
Entre os itens, eu desenhei o óleo de dragão, o fluido/petróleo de dragão (que é bem comum na dimensão de Amon), a anatomia de um dragão marinho da Terra, a bebida Dragão Dormente, uma espada anti-dragão e também uma garrafa da Chama de Dragão.
Essa tal garrafa eu baseei em iluminuras medievais pra tal estampa da garrafa, enquanto a ponta em forma de dragãozinho é baseada em canhões de fogo grego, que no caso tinham a ponta em forma de algo como um falcão, e a ideia de soltar uma substância draconiana flamejante é baseada no Fogo de Dragão de Supernatural, inclusive a receita revelada por Leonardo foi baseada em várias teorias do que poderia ter sido a receita do Fogo Grego junto com o elemento próprio do óleo de dragão.
Sério, pra mim esse design é uma das coisas maneiras que eu vi da Grécia Antiga e Império Bizantino, e falando no povo antigo, e aproveitando que citei um item tinmariano, teve um episódio de P.D. em que o Rui Car e a Jane resolviam um brinquedo de quebra-cabeças em forma de dodecaedro (o polígono de 12 lados), que eu decidi isso baseado numa teoria de que o Dodecaedro Romano podia ter sido um brinquedo, e a ideia do quebra-cabeça meio que é uma piada com esse material ser tão enigmático.
Eu desenhava antes o Rui Car de armadura, incluindo um redesign mais baseado na armadura do Battle Beast e com o design mais estável, e quando eu decidi uma roupa de ficar em casa pro personagem, ele ficou extremamente fogo, talvez por ser um leão gigante de vestido (embora baseado em roupas greco-romanas que eram pra intensificar essa estética guerreira deles), e o meu traço não ajuda a ficar tão imponente, haha.

Só pra terminar a conversa, aqui umas referências pra quando forem desenhar objetos.
Quando eu desenho OCs de salto-alto, eu ilustro geralmente elas de salto vírgulha, agulha ou reto, ou com botas de salto quadrado ou cubano, mas nesse painel acima dá pra ver ainda mais opções.
Chave Gorge, aquela chave clássica de mídias medievais (seja pra baús ou portas) ou só pra fechaduras simples, talvez vocês já tenham visto essas chaves várias vezes e nem sabiam que esse tipo tinha nome.
Chave Yale, aquela mais comum em portas, armários e cofres atuais, além de ser a base do símbolo de chave do Pyrman (cujo simbolismo era por ele ter o poder de abrir "portas" no espaço e também a sua individualidade, já que o formato dessas chaves é bem mais variável), caracterizado pelo formato plano e dentes que variam de forma pra interagir com diferentes ordens de pinos, tanto que a versão chave-mestra dessa chave tem só o dente na pontinha pra manusear os tais pinos.
Chave Pantográfica, a "espécie" das chaves de carros e motos, com além dos dentes estilo Yale, também uma fenda lateral que se conecta à fechadura.
Chaves Micha, ou Lockpicks, são chaves usadas pra arrombar fechaduras caso a chave original não estiver disponível, geralmente usada por chaveiros que são mais profissionais em usar esse tipo de ferramenta sem estragar a tal fechadura.

E antes de terminar a conversa, olha esse desenho que eu fiz por uma commission com um webamigo. Ele pediu pra desenhar a OC dele com uma Zero Suit tão apertada que na cena tava se rasgando, e bem, ele apontou que teve umas falhas, mas além de ter sido algo tão pequeno que ele nem ligou, eu também assumi o erro e vi que não tinha muito como resolver, como pra ele o... tamanho da personagem não ter sido o suficiente, ou o personagem no balão de fala ter saído com a cor de cabelo errado (que aliás, era pra ter tido uma referência ao meme do Cristiano Ronaldo mas ficou tão pequeno que mal deu pra expressar a real referência XD).
Algo engraçado é que essa tal OC tem quatro braços, mas como não couberam todos os detalhes, acabei desenhando ela só com dois, e improvisei que os braços extras tavam cruzados (tipo a pose que faço pra Fortrex e alguns Elcsum: duas mãos na cintura e dois braços na cintura), e falando no personagem do balão de fala, eu desenhei ele junto com a elefanta mágica dele.
Eu usei só o desenho velho que ele tinha de referência, o que eu consegui tornar o suficiente, ajustando detalhes, e a jaqueta que no desenho original era genérica, eu fiz ela meio parecida com aquelas jaquetas especiais ou inusitadas, tipo Bombojaco, com um estilo como se tivesse coletes ou algum tipo de proteção, e aproveitei as fitas do cinto pra apoiar uma espada que o personagem carregava. A elefantinha dele eu só poli a anatomia e desenhei ela andando junto com o personagem.

Eu estive sem ideia de como continuar o próximo episódio de Projeto Dream, mesmo com o cliffhanger bem claro e só uma meta de história em mente, só faltava a disposição, e pra não ficar sem conteúdo, eu fiz esse blog, o que sinceramente ainda assim valeu a pena.