Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

10 de jul. de 2024

Monstros e louça

Última madrugada eu resolvi lavar a louça antes de dormir, inicialmente eu percebi como minha mãe tava se sentindo mal e até reclamando do quão corrido era o dia dela, porque além dos serviços de casa, ela ajuda a cuidar de uma casa do meu irmão, então planejei começar a lavar a louça pra ela pra reduzir parte do serviço, além de também regar as plantas dela, já que nesse tempo de frio é bem ruim lavar a louça e eu sou mais acostumado com o frio (ao ponto de, tipo, umas vezes tomar banho frio no Inverno ou andar por aí na casa menos coberto do que a minha mãe recomenda, e tempo quente eu também aguento), então eu sofreria menos nesses serviços que envolvem água.

Não é da louça daquela madrugada, mas sim a louça após o almoço, mas até que lavei até mais coisa hoje no tempo antes dessa foto a seguir:
Eu ia pôr a jarra encima, mas mesmo conseguindo espaço pra encaixar os pratos, copos, potes e talheres, eu preferi deixar a jarra com água e uma espuma de sabão pra descolar o resto de suco, mesmo tendo ideia de como colocar ali certinho ficando pouco torto e sem risco de cair e bagunçar tudo. Já os potes de sorvete meio que já não tava tendo um espaço tão bom pra colocar.

Fora isso, dos desenhos de hoje, eu desenhei uns monstros pra um webamigo, como ciclopes que misturavam paquidermes (por ter a ver com a associação de crânios de elefantes a supostos fósseis de ciclopes) e macacos (por serem hominídeos fortes como os ciclopes e gigantes), o que aliás lembrou os gigantes de Projeto Dream que misturam humano e elefante (a propósito, algum dia eu redesenho o Isati) e ciclopes com traços de toupeiras e morcegos.
Ou quando eu fiz um fancast pros OCs de um webamigo (link do canal dele), como:
  • Kiwi: Luisa Palomanes (baseado na Gwen Tenyson e na Katara)
  • Leo: Mauro Eduardo Lima (que já dublou o Kaiba em Yu-Gi-Oh e o Homem-Aranha do desenho foda dos anos 90)
  • Berr: Manolo Rey (aproveitando que ela é uma personagem trans, e uma voz tipo a do Sonic ser parecida com a de trans/travestis de alguns canais que eu já assisti, como a Band e o SBT)
  • Sophie: Rita Almeira (porque eu achei que uma voz como a da Sam das Três Espiãs Demais ia combinar muito)
  • Hivenest: Luis Carlos Persy (o dublador do Lobo do desenho da Liga da Justiça, o Ben do Segredo dos Animais, o Nefasto Canasta de Duck Dodgers e o Shaw em O Bicho Vai Pegar, combina com vilões de grande porte)
  • Mr. Quiz Guy: Alexandre Moreno (uma voz tipo a do Kevin do Du Dudu e Edu, Irmãos Slim do Nem Que A Vaca Tussa e o Pernalonga combina com personagem magrinho fiadaputa)
  • Shi: Mauro Ramos (o dublador do Pumba, James P Sullivan e o Bafo de Onça combina com personagens grandes e isso aumentaria o carisma do personagem)
Fiz esse desenho do Leo com cosplay do Kaiba e o da Berr e Sophie com cosplay de Espiãs das Três Espiãs Demais baseado nesse fancast (era pra Berr tar num Kigurumi de Sonic, mas desisti da ideia). O tal webamigo falou que planejou a Berr ter uma dublagem do Sonic, mas era do Sonic Schoolhouse que é uma voz bem fininha (tipo quando eu imaginei um fancast japonês pra Projeto Dream e eu planejei a Luna Pleine ser dublada pela Masako Nozawa com a voz do Goku).
Um momento pra falar que eu gostei da mistura (mesmo acidental) de Basquete e Futebol Americano no segundo episódio, que me lembra o Busterball de Projeto Dream, mas além de eu não ter conhecido a série do Sonicvoir quando eu criei as aventuras do Stanley, eu já tinha planejado uma mistura de esportes pra algo novo, como Queimada (por poder segurar a bola na mão - lá ele rs - e poder jogar a bola nos inimigos, embora no Busterball não tira o jogador do campo, é só um tipo de ataque), Futebol Americano (pela brutalidade e a permissão de agredir os jogadores), Basquete e Bitz/Ulama (tanto Bitz quanto Ulama sendo um esporte asteca similar ao Futebol e Basquete, pelo jeito que o gol seria, em forma de anel e por um gol definir a vitória).
Resolvi refazer o desenho do Busterball de Star Runner 44 já que eu não tava gostando das Flamígeras verdes (que só ocorreu porque eu não tava enxergando algumas cores, o que me fazia confundir verde, marrom e alguns tons de vermelho, só não era daltonismo porque quando eu tive um óculos novo eu vi as cores como elas eram) e eu não gosto mais dessa iluminação dos desenhos de 2023 ao começo de 2024 que pra mim pareciam até que escuras, mas pra mim agora parecem um Tayoken.
Eu podia fazer a do meio com um bikini azul (já que antes era pra ser azul desde o original mas ficou violeta porque era um lápis merda que com qualquer forcinha até a cor mudava, ficando roxo), mas desisti e usei esse tom de verde piscina que eu uso pra desenhos como algumas roupas do Charles.

Falando no segundo episódio de Sonicvoid, uma curiosidade: O lápis foi inventado em 1795 por Nicholas Jacques Conté, modelando grafite e argila, e depois esquentando pra enrijecer. O grafite é um mineral similar a carvão, mas o jeito que é modelado a partir de pó, por isso precisando assar pra restaurar esse estado sólido, em que atualmente o grafite é modelado e secado diretamente, e depois colocado nas formas de madeira com casca de diferentes cores. E como o lápis desenha/escreve pela fricção do grafite no papel, seria impossível escrever com lápis no espaço, porque a gravidade é o responsável por esse atrito, junto com a força do próprio usuário, mas no espaço, onde não tem gravidade, além de não ter a resistência gravitacional pro lápis fazer aquela raspagem de quando desenha e escreve, as coisas são bem mais fracas e menos resistentes, podendo um lápis quebrar com muita força, ou furar o papel se aplicar pouca força.
Já as canetas funcionam diferente - se for uma pena ou uma tinteiro, a tinta tem que estar um pouco baixa pra, deslizando a caneta, assim passar a tinta, e se for uma caneta esferográfica que é o mais comum atualmente, a bolinha que dá nome a esse tipo de caneta (na ponta) é apertada, dando espaço pra tinta descer -, em que a Fisher Spacepen Co. desenvolveu um tipo de caneta pra astronautas escreverem no espaço, podendo projetar a tinta, assim funcionando independente do vácuo do espaço.

Já a comida dos astronautas geralmente é em pós, pastas ou algo como bombons (bem pequenas, mas simples), isso porque qualquer comida normal se espalharia ou despedaçaria com a falta de pressão no espaço (lembro que tem uma piada assim em Bob Esponja em que um bolo que o Bob faz se despedaça quando ele e a Sandy vão pro espaço, e a Sandy resolve o problema comendo o pedaço de bolo que entupiu o foguete, mas eu não lembro qual episódio é).
Mas há um tipo de comida que não é destruída pelo vácuo do espaço que são as tortilhas, um tipo de pão plano feito de farinha de milho, embora tenha variações de trigo, que por ser bem simples e plano, comidas feitas de tortilhas não sofriam danos pela descompressão, e isso foi meio que uma descoberta acidental de Rodolfo Neri Vela, mas que deu tão certo que o promoveu a embaixador da cultura mexicana. Isso eu me baseei pra uma piada bem curta em que o grupo da Tifanny, Naej, Isabella, Julie e Otasha comem uns lanches feitos de tortilhas e pastas espaciais de diferentes sabores.

Falando em ciência e cultura, eu desenhei mais diagramas, mas de coisas reais, como:
  • Lampreias: Um tipo de peixe pré-histórico que existe desde 448-443 milhões de anos, sendo considerado um fóssil vivo e um dos ancestrais dos peixes, de uma época que os animais ainda estavam começando a ter ossos e dentes, por isso não tendo uma mandíbula e se alimentando de forma similar ao próximo animal. Descobri esse bicho porque uma variação do SCP-2191-2 (de novo essa porra) tem base nas Lampreias, e também descobri que em Portugal tem gente que come esse bicho com arroz, algo como a feijoada aqui.
  • Sanguessuga: Um anelídeo (uma filo de vermes com padrões de anéis no corpo) que suga o sangue tanto de peixes quando de desavisados que passam por rios. Eram usados na medicina medieval pra tratar doenças (seja por eliminar coágulos sanguíneos de forma vagamente similar ao da Aspirina, ao reduzir o volume do sangue e controlar os glóbulos, ou meramente a Sangria, uma crença de que o excesso de sangue trouxesse algumas doenças), embora tenha descoberto formas de usar esse animal como uma medicina viva até hoje.
  • Minhoca de Areia Australiana: Um outro anelídeo que dessa vez se alimenta de restos de animais, plantas e algas espalhadas nas praias da Austrália, e que ajuda na limpeza e ciclo de vida local, já que também tem outros animais que se alimentam delas, o que leva pescadores a coletarem ele pra usar de isca.
  • Rainha de Maio: Uma personificação da Véspera de Maio, um feriado europeu folclórico que existe desde o tempo medieval, em que meninas e mulheres vestiam vestidos brancos e tiaras de flores (algo como um cosplay da entidade), e que essa entidade representa o Verão, a Primavera e a transição entre essas estações.
  • Mão da Glória: Na mitologia medieval, seria um artefato formado da mão de um ladrão enforcado, e que segundo a lenda, seja a mão em si ou as chamas que ela emitia como velas, emitiam uma luz que só o portador via, sendo um artefato perfeito pra ladrões e invasores de domicílios, por esse fato de só os portadores poderem ver essa luz.
  • Cilindro do Barbeiro: Tem a ver com o histórico de Barbeiros da Idade Média ao Século XIX, em que além de cortarem cabelo eles faziam Sangria e arrancavam dentes, e como era tudo um serviço porco e violento, em que mais machucava que ajudava os clientes, eles faziam tudo malfeito, o que também inspirou o termo "Barbeiro" pra quem dirige mal, mas o cilindro tem essas cores porque:
    • Azul = Cabelo
    • Branco = Dentes
    • Vermelho = Sangue
  • Hic Sunt Dracones: Esse termo ou sua tradução pra inglês (There be dragons - Aqui haver dragões) você pode ter visto alguma vez sem conhecer o contexto ou a inspiração, e era comum em placas em trilhas pra lugares desconhecidos, ou em mapas antigos, pra indicar perigo (porque, num tempo supersticioso, era uma convicção absoluta usar como motivo pra não ir a algum lugar dizer que há algum tipo de monstro, como dragões, assim como vampiros, fantasmas e yokais eram comuns pra justificar por que você não pode sair de casa à noite, apesar de que no Sudeste aqui temos motivos bem piores pra não sair à noite...).
  • Conchonilhas: Normalmente um inseto usado pra fazer corante vermelho, mas que foi descoberto por Heinrich Diesbach, embora por engano, que algumas impurezas como carbonato de potássio faziam o corante desse inseto ficar azul, assim popularizando a cor azul, antigamente usada pela elite máxima na Europa e Egito, e mesmo tendo exemplares como o Anil, extraído da planta pastel-dos-tintureiros na Ásia, não eram tão conhecidos ou fáceis de transportar, embora seja comum hoje em calças jeans.
  • Murex: Um gênero de moluscos que projetavam uma substância usada como corante roxo conhecido como Púrpura Tírio (por ser de Tiro, uma cidade fenícia onde atualmente é o Líbano), e que até Júlio César já usou pra tingir seu traje e capa. Por essa raridade de cores como vermelho, azul e roxo, junto com o amarelo que tem a ver com ouro, pode ter inspirado as cores das fênixes de lendas modernas, embora desde a Grécia Antiga e Europa Medieval.
  • Ke-Tsiap: Um tempero à base de peixes fermentados e salmoura, usado pra temperar comida na China Antiga, que se popularizou por causa das Grandes Navegações, principalmente pelos marinheiros britânicos, o que foi depois de um tempo alterado aos poucos, adicionando comidas locais como cogumelos, nozes e peixes locais, mas só no Século XIX surgiu o atual Ketchup, à base de tomates e inventado pelo cozinheiro americano Alexander Hunter como uma receita original pra um livro de 1804, depois inspirando Henry J. Heinz a fazer a sua própria marca, Heinz, em 1869 na Pênsilvânia, hoje o Ketchup sendo um condimento tão comum que tem restaurantes e até países com regras que não te permitem colocar em qualquer comida.
    • Mesmo que você goste de comer coisas com Ketchup, uma dica: Controle melhor a dosagem, chega um nível que você só sente o gosto do Ketchup e o resto você só sente a textura, o que tira o sentido de comer muita coisa, que a gente come pelos sabores.
    • Aliás, o Ke-Tsiap e o Ketchup são inspirações do molho-da-montanha da culinária tinmariana em Projeto Dream, um molho agridoce, vermelho e bem quente, muito comum pra temperar guloseimas de carne.
  • Molosso: Uma cruza canina existente desde a Europa Antiga, e que além de bonitinho, era bom pra pastoreio e como cão de guerra, além de ser um pedigree ancestral de raças como Mastim Inglês, São Bernardo e Dogue Alemão.

Voltando a falar do Busterball como contexto pro próximo tópico, a Ulamina, usada como energético, xarope pra tosse e bebida preparativa pro Busterball, é baseada em duas coisas:
  • Vinho da Coragem: Uma bebida que os Imaculados tomam nas Crônicas de Gelo e Fogo, e que aumenta a força dos soldados e melhora o seu treinamento.
  • Ritual Berserker: Os vikings tomavam toxinas alucinógenas e estimulantes, em forma de poções, pro seu transe melhorar seu performance nas guerras, por isso trazendo essa fama de "soldados imparáveis" entre os Vikings, e que inspirou o poder de Fúria Berserker na cultura pop.
Eu gostava da cultura viking, e mesmo ficando com medo deles na infância porque um primo maldito meu tentou me traumatizar falando que eles saqueavam e estupravam pessoas de onde eles saqueavam (mas pra idolatrar e romantizar a Europa Medieval que queimava mulheres e gatos gratuitamente ele ia a mil, além dele jogar Skyrim que vive da cultura nórdica), eu ainda gosto dessa civilização por causa da tecnologia, estética de casas e barcos rúsdicos de madeira, calças e armaduras brutas de aço, e também a parte boa da cultura deles (como as Eddas, mitologia, alguns elementos em comum com os celtas, e curiosamente ser um dos poucos povos em que as mulheres eram tratadas com maior dignidade)
Já os pictos eu não gosto por achar as ilustrações deles muito feias e, mesmo eles tendo tido muita vantagem contra o Império Romano e usando suas pinturas azuis como intimidação, parecendo monstros, eles não pareciam ter tido alguma coisa tecnológica ou cultural que me chamasse atenção, pra mim é tipo quando você vai jogar Pokémon, e tem um inicial ou o Nidoking lvl 100, ou os seus 6 Pokémons tendo só moves que dão dano mas não controlam estatísticas ou soltam efeito colateral, ou mago em D&D que só usa bola de fogo, sendo um povo que só teve seu marco histórico por serem fortes e nada mais.
Já os celtas, anglos, saxões e bretões eu gosto muito, por serem divisões dos nórdicos e também tendo muita influência na histórias Alemã e Inglesa, de dois países que eu gosto muito ler sobre a história dessas civilizações, além das suas lendas eu gostar como inspiração pra histórias minhas, como o Rei Arthur, Merlin e as fadas.

Fora isso, hoje eu gostei de ter juntado vários assuntos que eu vi recentemente, como meu cotidiano, OC's meus e de amigos, e um pouco sobre história real, e espero que, assim como muitas das minhas produções, isso inspira alguém a criar suas próprias histórias de personagens.

Até mais!