Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

22 de jun. de 2024

Como pirâmides no Facebook me levaram a esse desabafo

Esse blog foi feito mais como uma descontração e será até mais curto que os outros blogs de curiosidades porque só tarei comentando umas coisas engraçadas.

Eu tava vendo besteira aleatória no Facebook e então me deparei com isso:
Óbvio que o Chichen Itzá é uma pirâmide asteca/mexicana que existe desde 600 d.C e é um grande símbolo cultural, além de antigamente ter sido usado pra esportes, rituais e estudo astronômico, e as Pirâmides de Gizé foram terminadas em 2160 a.C e são a única maravilha antiga do mundo que dura até hoje, mas não duvido que seja bait ou alguma incompetência de quem publicou.
Ok, essa crítica social foi bem criativa.
O pior é que tem um motivo pra estadunidenses/norte-americanos saberem tão pouco de história e geografia globais: Eles estudam muito apenas da história e geografia dos próprios EUA, o que por um lado pode ajudar a saber mais do país, mas aí o estadunidense não sabe porra nenhuma de fora, ao ponto de errar muito sobre história e geografia mesmo falando com muita convicção.
Agora vendo esses dois comentários vi que é realmente a página tentando lacrar com o que não sabe, já que o cara ficou falando de quem contra argumentou o meme, não porque "não entenderam a piada", mas porque "o pessoal gosta da pirâmide", e a página responde como se fosse um bot de Whatsapp.
Acho que a comparação com bot não é mera coincidência, porque a página nunca responde o que tem a ver com o comentário, só fala pra compartilhar.
Achei esse comentário estranho justamente por causa de "moderna" e "histórica", talvez a pessoa tava tentando argumentar e só saiu mais vergonhoso.
Pesquisando um pouco, baseado nos comentários falando sobre pirâmides brasileiras existirem, realmente teve um registro de uma pirâmide em Ratanabá, em Rondônia, mas ela tá inabitada e um tanto erodida pela floresta (Tadinha).
Além da página respondendo que nem bot teve esse comentário do Caetano que eu gostei também (Choquei tem que se lascar mesmo, junto com a Mynd8).
[Não tô conseguindo abrir o Paint e fazer no Imgflip dá muito trabalho, então não deu pra censurar os nomes]

Mas... por que eu tive a ideia de analisar esse post duvidoso e seus comentários? Simples: Eu achei engraçada essa vergonha que ocorreu na publicação e isso até lembra o Efeito Dunning-Krueger, um efeito psicológico em que, quando menos a pessoa sabe, mais arrogante ela é do que sabe, o que me lembra o meu irmão porque ele:
  • Já ficou spammando especulação de que aves evoluíam de dinossauro de escamas moles porque ele não conseguia raciocinar que dinossauros não eram só répteis (e tão até longe de serem) e tinha muito dinossauro aviário.
  • Quando eu tava falando de "hipérboles e falácias" de anime do nada ele tirou de falar mal do grafeno (aquela liga de carbono especial pra nanotecnologias) só porque "é impossível" existir uma película ultra resistente e condutora feita de átomos, pra depois falar que "não pode ficar acreditando em qualquer coisa" pra em segundos depois me induzir a falar que soja não fazia mal (porque eu já vi pesquisas falando que fazia mas fui controlado pelo monólogo dele) pra depois ele me "refutar" (o que nem fazia sentido, porque ele não se decidia se era ou não pra acreditar no que pesquisava) falando que soja fazia mal.
  • Já brigou comigo falando que a viagem à Lua é uma farsa só porque "não fazem mais" (segundo a lógica dele seria uma inconsistência tecnológica, sendo que a viagem à Lua só foi feita pelos EUA e a União Soviética por causa da corrida espacial, ou seja, uma competição na Guerra Fria, enquanto os satélites e expedições ao espaço são o normal) ou porque "usam foto de baixa resolução pra parecer real" (porque ah sim, com toda certeza ia ter uma câmera 30 megapixels em 1969, uhum confia), tanto que isso me levou a pesquisar sobre as câmeras da época e... a Hasselblad 500 EL que é a que usaram na época tinha uma resolução menor que a da Tekpix, e como é câmera analógica e não digital o volume não é medido em pixels e eu tive que fazer uma gambiarra pra calcular isso tudo, e o esforço seria menor se meu irmão PENSASSE no mero fato de que o Apollo 11 é antigo ao invés de pagar de intelectual questionando coisa que já aconteceu.
  • Ou quando meu irmão ficou me obrigando a droppar Death Note depois da morte do L porque, segundo ele mesmo, "depois dessa morte é tudo filler" (o que já prova que ele é um fanboy obcecado do Kira, não sei por quê) e ainda inventou que quem criou o Death Note era uma mulher, mas aí eu desmenti na hora e falei sobre os autores de Death Note (Tsugumi Ohba e Takeshi Obata), e mesmo refutando ele... eu droppei Death Note por causa desse clubismo todo.
  • Meu irmão já ficou falando mal do Estoicismo e falando que "não dá pra levar a sério" essa filosofia, e ficou falando de um guarda """estoico""" que ficava reclamando de tudo (o que dá pra ver que meu irmão não sabe nem o que é o Estoicismo), sendo que meu irmão lê A Sutil Arte de Ligar o Foda-se e Fudeu Geral, então ele não tem direito de falar mal de uma filosofia que basicamente tanto nos ajuda pra depois ele ficar devorando livro de autoajuda, além de uma vez ele tentar falar que era "estoico" só pra fugir de uma reclamação da minha mãe (e sim, eu critiquei essa parte na hora que meu irmão ficou falando isso na sala).
  • Mas a última vez que ele ficou choramingando pra me colocar pra baixo falando que é inteligente ou sabe alguma coisa que, na verdade, ele não sabia nada, foi quando eu fui com uma camiseta de manga porque eu tava com o ombro queimado mas ainda precisava ir pra academia, não sei o que deu nele mas ele achou que ia ser suuuper útil ficar falando mal de mim porque eu "não ia ter a vitamina D sagrada/mágica do deus sol" (porque só dava a entender isso, o lance da vitamina D obtida pelo sol o meu irmão ficava falando como se eu morresse se tivesse uma molécula a menos), e falou que "depois que eu viver de remédio não posso reclamar", pra depois de eu falar isso pra minha mãe e depois ele ficar todo tristinho falando que queria ser o "pilar" da família (o que parando pra pensar, só prova da masculinidade frágil dele, de achar que pra proteger ou ensinar os outros ele tem que ficar tratando como se a pessoa fosse um rato)
Assim como eu já desenhei dragões pra representar minha raiva, eu já desenhei um dragão azul (o irmão) cuspindo fogo no vermelho (eu) pra representar o que aconteceu.
Mas é claro, não é um exposed, eu não sou tão vazio pra usar um blog inteiro como um doc contra o meu irmão, afinal, tudo já se resolveu e esse é só um desabafo do que aconteceu e eu não aguentava mais deixar só na memória. Tanto que hoje, quando eu peguei uma crise de febre e sinusite foi ele que me levou pro hospital e acompanhou, além de que o meu irmão é também um melhor amigo pra mim, e esse Efeito Dunning-Krueger com o meu irmão acabou depois que eu falei pra minha mãe, e tudo acabou bem.

Até mais!