Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

29 de jan. de 2022

Lista de criaturas populares

[Esse blog tem a intenção de falar de mitologia, assim como aquele sobre Dragões, mas dessa vez sobre criaturas ainda mais diferentes, e nesse caso falarei das criaturas mais conhecidas das mitologias, da fantasia e da ficção]

Vampiros: Humanos mortos-vivos ou imortais que se alimentam de diferentes fontes de energia vital, como sangue, gordura, memórias, prazer ou almas. Vampiros podem variar entre seres que podem morrer para meros humanos ou também seres que é necessário armamentos especiais ou a força de outros seres mágicos para eliminá-los, como o Drácula.
  • Habilidades: Atributos sobrehumanos, imortalidade (por longevidade, regeneração e indestrutibilidade), infecção (podem passar vampirismo para outros seres), sedução sobrenatural (muitos vampiros são belos o suficiente para atrair mulheres, para se alimentarem ou terem filhos), magia (com fontes de energia variáveis, e também é a fonte dos poderes mais sobrenaturais), transformação(podem se transformar em morcegos, lobos, ratos ou raposas), entre outros que podem variar entre as espécies.
  • Fraquezas: Alérgicos a alho, vulneráveis a armas de prata e podendo morrer por mutilações (decapitações e destruição do coração), e muitos têm fraquezas similares às dos demônios.
Lobisomens: Humanos que podem se transformar em lobos, também chamados de licantropos, cujo nome pode ser melhor aplicado à transformação em outros animais, como ursos e tigres. Mesmo muitos lobisomens sendo rivais dos vampiros, isso não é uma regra, tanto que tem histórias que os lobisomens são pets e assistentes dos vampiros, mesmo que contra a sua vontade.
  • Habilidades: Armas naturais (garras e dentes afiados), tamanho grande (quando transformados, são muito maiores que um humano), também podem assumir propriedades dos animais (como forma de andar, lutar e se comunicar).
  • Fraquezas: Vulneráveis a prata e também não tendo nenhum grau de imortalidade. Eles só podem se transformar de noite, geralmente à Lua Cheia.
Metamorfos: Pessoas que podem se transformar em outras pessoas, muitas vezes baseados na ideia dos licantropos, mas tendo ainda mais base em vilões que usam como forma de cometer crimes o poder mudar de forma para a de pessoas inocentes ou até de justiceiros (incluindo heróis).
  • Habilidades: Mudança e absorção de forma (podem se transformar em qualquer tipo de pessoa, geralmente assumindo a forma de suas vítimas)
  • Fraquezas: Câmeras conseguem detectar metamorfos em sua forma verdadeira, ou no mínimo com os olhos alterados. Apesar deles assumirem perfeitamente a forma da vítima, eles podem ter o cheiro, a voz ou até a aura ainda diferentes.
Pégasos: Cavalos brancos e bonitos com enormes asas para voar. O Pégaso mitológico conseguia voar até o Olimpo, tanto que Zeus, para evitar que os mortais invadissem o Olimpo com essa criatura, colocou ele no céu na forma de uma constelação. E na mitologia, Pégaso tem também um meio-irmão chamado Árion, de pele e crina negras, e dessa vez sendo um deus completo, filho de Deméter.
  • Habilidades: Vida eterna (comparável à vitalidade dos deuses), pode usar seus cascos como arma, voo (conseguem voar até o topo do céu), imunidade a petrificação e fogo.
  • Fraquezas: Ainda podem morrer de assassinato e têm a mentalidade de um cavalo.
Cetáceos: Monstros em forma de baleia, e assim como os animais cetáceos, seu nome vem de Ceto/Cetus (um monstro em forma de baleia que Perseu mata ao invés do Kraken na mitologia grega, e também é mãe de Medusa, Euriale e Esteno), e há criaturas marinhas gigantes com base nisso como Leviatã, Kraken(em algumas versões), dragões marinhos e o misterioso Bloop.
  • Habilidades: Tamanho não-natural (maiores que um dragão adulto comum), manipulação de água/fogo (varia), adaptação completa para o mar (que inclui respiração subaquática, nadadeiras, narinas que espirram água e também o corpo imune à pressão).
  • Fraquezas: Limitados ao mar.
Centauros: Criaturas meio humanos e meio cavalos, de natureza agressiva mas ainda assim com técnicas medicinais muito avançadas e possuem uma ótima mira. Inclusive, tem um centauro chamado Quíron, que como um filho do titã Cronos, ele possui um poder só abaixo dos Olimpianos devido a este não ser filho com uma personificação, deusa ou outra titã.
  • Habilidades: Hibridismo animal (possuem vantagens dos humanos e cavalos, ou até mesmo atributos melhores que ambos os animais), cura e manipulação de saúde (com medicina), imortalidade (no caso de Quíron), mira perfeita.
  • Fraquezas: Sua personalidade extremamente agressiva, que os leva a beberem e brigar sem motivo, além de não poderem socializar com humanos.
Anões: Guerreiros, mineiros e ferreiros habitantes do subterrâneo, e são tão talentosos, e têm tantos recursos, que podem criar armas perfeitas para os deuses e podem criar até mesmo ferramentas puramente imateriais. Esses seres nasceram de vermes que roíam o corpo de Ymir enquanto o mesmo já havia se tornado Midgard, e os Aesir deram humanidade a esses vermes, os transformando em humanoides minúsculos. Sua relação com os elfos, embora popular pelo livro Senhor dos Anéis, também não é regra, inclusive na mitologia nórdica os anões e elfos mal se interagem, e é até possível que os elfos negros e os anões sejam uma mesma raça, ou até mesmo que os anões são elfos com nanismo.
  • Habilidades: Manufatura absoluta (podem manusear todos os tipos de metais e ferramentas possíveis, inclusive podendo carregar materiais mágicos em outras histórias, como os anões de Senhor dos Anéis), tamanho pequeno (menores e mais compactos), atributos sobrehumanos (enquanto o homem foi criado do barro, o anão foi criado da pedra, para ter toda a força disponível), riqueza (podem usar suas riquezas para comprarem de tudo, inclusive mulheres, algo que na mitologia nórdica eles usam a seu favor para se reproduzirem), longevidade aprimorada/vida eterna (anões mitológicos podem viver muito mais tempo do que o normal, alguns podem até viver para sempre, como deuses e elfos).
  • Fraquezas: Sua baixa beleza os torna menos atraentes, o que dificulta as suas atrações comerciais e sexuais, e na mitologia original, não há anãs fêmeas, tornando os machos dependentes de fêmeas de outras espécies.
Elfos: Humanoides vindos de luz/escuridão (dependendo da raça de elfo), que possuem como principal arma as luzes élficas, que à curta distância podem até cegar uma pessoa, e por isso, o Sol da mitologia nórdica é feito do fogo de Muspelheim junto com a luz de Alfheim. Os elfos/gnomos do Papai Noel foram baseados em uma interpretação dele sobre os elfos, que redesenhou eles como pequenos e adoráveis.
  • Habilidades: Mira perfeita (suas principais armas são arcos), manipulação de luz, vida eterna, atributos sobrehumanos, tamanho pequeno/grande (varia, comparáveis aos anões e elfos negros), armamento mágico (melhor mostrado em Senhor dos Anéis, os elfos têm armas baseadas em forças divinas ou equipamentos de anões).
  • Fraquezas: Muitas vezes arrogantes e superconfiantes em si mesmos, por isso raramente socializando com outras raças.
Lobos gigantes: Há muitas figuras baseadas em lobos gigantes, principalmente porque, na Escandinávia, os lobos eram um presságio do caos, arautos do fim do mundo, e por isso, Fenrir é o filho mais poderoso de Loki, tanto que os deuses precisaram capturar ele, não para evitar, mas adiar o Ragnarok. E a figura do Fenrir é a maior inspiração para a apresentação de lobos mágicos gigantes, como são os lobos de Jon Snow.
  • Habilidades: Atributos sobrehumanos/divinos, armas naturais, manipulação do caos, adaptação à noite, manipulação animal (podem coordenar lobos menores como servos), vida eterna e imunidade ao frio.
  • Fraquezas: Ainda podem ser destruídos por força bruta, como é o caso que mais elimina esses lobos.
Primatas: Macacos são muito presentes na cultura humana, seja por eles serem evolutivamente os mais parecidos conosco ou porque eles têm inteligência e habilidade para manusear objetos (incluindo eletrônicos e dinheiro) como a gente, inclusive, um dos animais usados para viajar experimentalmente à Lua foi um macaco chamado Ham, que diferente de unidades como a Laika ele sobreviveu na viagem, só morrendo realmente depois. Grandes exemplos de primatas especiais são os King Kong e sua espécie, o Donkey Kong, os macacos de O Planeta dos Macacos e o Pé Grande/Homem das Neves.
  • Habilidades: Atributos sobrehumanos (melhores que muitos macacos, que já são naturalmente mais fortes que humanos treinados), inteligência aprimorada, polegares opositores (assim como humanoides, os macacos também têm polegares opositores, que os ajudam a segurar objetos com as mãos), também conseguem formar sua própria sociedade.
  • Fraquezas: Limitações animais comuns.
Gigantes: Humanoides de tamanhos anormais, desde o tamanho de árvores até o de planetas, isso dependendo do poder desse gigante, da espécie dele ou também de como a história trata desses gigantes. Inclusive, os gigantes mais poderosos são também inimigos dos deuses, algo similar com os dragões, enquanto isso, tem uma variação bíblica chamada Nefilim, que são os filhos de humanas do sexto dia com anjos que as seduziram antes de cair do céu.
  • Habilidades: Tamanho anormal, atributos sobrehumanos/divinos, manipulação elemental (já foram descritos gigantes de gelo, de fogo, das montanhas e também gigantes divinos, como os titãs e Loki), entre outras habilidades parecidas com as humanas.
  • Fraquezas: Varia - Os gigantes mais comuns são estúpidos e ainda podem perder para armas humanas, e gigantes cósmicos são vulneráveis às forças divinas.
Fúrias: O conceito atual de uma fúria é inconsistente, podendo ser um tipo de fantasma ou também um tipo de morto-vivo físico como os vampiros, mas eles se originaram com as Fúrias da mitologia grega, que são entidades que nasceram do sangue de Urano que caiu em Gaia, e elas julgam roubos, traições e assassinatos.
  • Habilidades: Poder da raiva, instintos sobrehumanos, força de vontade sobrenatural, percepção extrasensorial, manipulação de sangue, maestria em mutilação.
  • Fraquezas: As fraquezas comuns dos mortos-vivos, como alho, luz solar e objetos sagrados. No caso de World of Darkness, as fúrias podem ser purificadas ao se elas cumprirem o seu dever em Terra.
Magos e derivados: A magia existe desde o início da humanidade, seja o conceito de entidades com poderes ou também a prática de rituais para realizar algum milagre ou também pedir poderes divinos, inclusive daí que mitologias como a grega têm deuses(as) da magia, ou então que, na Idade Média, foram desenvolvidas histórias de bruxas e magos que podem fazer magias naturalmente, ou que também eram muito sábios. Tem versões que os magos podem ser filhos de humanas com demônios, outras que eles são semideuses, ou simplesmente humanos que têm tal potencial de manipular as leis da natureza.
  • Habilidades: Magia (podem manipular a realidade com o poder de sua imaginação), sabedoria sobrenatural, reforço físico (alguns magos, diferente das bruxas, podem aumentar sua força física com magia), manipulação elemental, mental e material (podem convocar fogo, água, plantas, dominar mentes humanas ou transformar e levitar matéria), mudança de forma (foram desenvolvidas histórias de magos que se transformam principalmente em animais, como os skinwalkers e os animagos), indução/remoção de maldições (varia), previsão do futuro (muitos magos podem ser considerados profetas também, como o mago Merlin), entre outros poderes que variam com as histórias.
  • Fraquezas: Varia, tendo como limitação mais comum o fato de que toda magia tem um preço, como energia vital, bens materiais, símbolos, cerimônias, tempo de vida, entre outros.
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