Blog do dia

Homem-Aranha: O Herói de Todos os Públicos

24 de jan. de 2026

Solarpunk, mais artes e bolos

Eu vi um meme de uma loja chamada apenas Loja, com produtos sem marca e de embalagem em branco só com o nome do conteúdo e não tendo nem informações adicionais, então isso me deu gatilho pra falar algo que eu tava vendo sobre utopias. Estão forçando a barra pra demonizar o Solarpunk mas... eles sempre usam como referência Silkpunk (que é uma categoria diferente e que não é perfeita ou utópica) ou histórias de ditaduras (a maioria Cyberpunk), o mais racional que eu vi é sobre como é estúpido pensar que Solarpunk é utópico só porque tem energia solar, sendo que sustentabilidade energética nunca foi a fonte dos problemas "Punk" de ficção científica, afinal, no Cyberpunk o maior problema são as empresas corruptas e o vício em tecnologias, e no Steampunk é o fanatismo religioso, conservadorismo e os problemas logísticos da Inglaterra Vitoriana (por mais que autores iniciantes nem pensem nisso porque só usam Steampunk pela estética), mas tem um assunto interessante que são as Utopias.
  • Platão começou essa ideia como uma cidade hipotética que serviu mais como um exemplo de "melhor cidade possível" e ele explicando sua "receita" de política ideal, como líderes votáveis mas que se destacam por qualidade e o povo é bom em intelecto e consciência de voto.
  • Tem o filme Demolidor, que resumindo fala sobre a cidade futura Los Santos, e é realmente uma cidade até mesmo tediosa na parte principal, ao ponto de ter multa por ofender (nem precisando ser palavrões, e tendo uma cena do personagem do Stallone aliás usando as multas como papel higiênico porque nesse futuro papel higiênico não existe e as pessoas do futuro são arrogantes demais pra explicar as Três Ostras, é um futuro tão "covarde" que nem sexo recreativo existe mais, as pessoas fazem sexo por telepatia), e que é uma crítica ao Politicamente Correto (não no sentido que gamers e jovens popularizaram, como algo SJW, pelo contrário: sendo algo que só é "correto" na visão reprimida de conservadores, afinal, não pode xingar, papel higiênico é sujo demais pra limpar o fiofó, e sexo é só pra fazer filho segundo conservadores reaça, mas eles não ligam pras atrocidades que ocorrem de verdade, como roubos e assassinatos). Tipo de falha utópica: desigualdade social e conservadorismo.
  • Admirável Mundo Novo fala sobre o que parece ser uma utopia onde cada pessoa é até mesmo otimizada pras suas funções, mas na prática é uma ditadura porque as pessoas sofrem lavagem cerebral pra se odiarem entre castas, têm medo de livros, e vivem se drogando com o Soma (e hoje em dia acho que só não tá tão igual ao Admirável Mundo Novo porque pessoas de várias gerações estão resistindo e até mesmo quebrando a lavagem cerebral de guerra de classes e dualismo político, mas ainda assim não evitaram os "vícios em dopamina" atuais e pessoas com a mente tão estragada que não aguentam nem ver vídeos com mais de 1 minuto, sem falar de drogas recentes absurdas, como gás de riso aromatizado que tinha empresas maucaráter vendendo com a desculpa de ser ingrediente de doce). Tipo de falha utópica: Distopia disfarçada.
  • Show de Truman e Aqueles Que Se Afastam de Omelas têm algo em comum: ambos falam de mundos que parecem perfeitos embora em sentidos diferentes (Show de Truman tem uma cidade que parece ser um comercial gigante e a cidade de Omelas parece até mesmo mitológica pelas descrições do livro), mas a falha utópica é que elas vivem às custas de uma pessoa dentro da cidade, e quem sabe que isso é um problema nunca está na mesma cidade que a vítima, no caso de Omelas sendo mais extrema, tendo uma criança isolada em um quarto sem janelas e escuro e ela sempre se machucando e tendo problemas físicos e mentais, e pelo que entendi Show de Truman tem um pouco de crítica ao abuso de atores mirins e Omelas tem crítica a hospícios e capacitismo, e ao utilitarismo, afinal "Pra que escolher entre salvar 1 ou 5 pessoas? Pare logo esse trem, e salve 6!"
    • Eu já vi o narrador do Derrotando Filmes, num canal dele sobre true crime que não achei recentemente (infelizmente, já que eu queria deixar link do vídeo) comparando Chris Chan como "o Truman da vida real", mas eu diria que Chris Chan tem mais a vibe do molequinho de Omelas que com o Truman.
Durante umas pesquisas por fotos do Projeto Dream, tem esses desenhos de 2022 e 2023, esse acima eu não lembro qual personagem seria, mas abaixo inclui uma arte que eu tinha usado pra um meme de "ela tentando me intimidar imitando a Vandinha // minha personalidade", no caso com a Luna Nouvelle e o Naej, e sim, a Nouvelle tinha um design bem mais diferente mesmo tendo pouco tempo de diferença pra quando eu fiz algo mais parecido com o design atual. Já o Naej... ele tá normal, só é estranho o jeito que fiz a barriga tanquinho dele.
Tem também esses desenhos de ideias descartadas que eu realmente não lembro e nem faço a menor ideia do que eles eram pra serem, mas essa do meio até que tá interessante.
Tem umas fotos de doces que eu acabei achando no meio essas fotos de doces, bombons, chocolates, e esse "super sorvete" sabor café, com chocolate injetável (tipo o que fazem com aqueles doces folhados cheios de creme) e a casquinha tipo churros, rosquinha, sonho ou nozinho frito.
Dia 19 de Janeiro: Não lembro o sonho desse dia em diante, mas essa noite eu tive umas coceiras na perna e lembrei de quando eu era mais novo e tinha umas noites específicas em sequência em que eu dormia e acordava todo arranhado, como se eu fizesse isso num surto ou pesadelo, ou que a coceira era tão severa que eu não conseguia ignorar mesmo inconsciente, não sei se era algum problema de higiene, muito banho de água quente que acabou com a sensibilidade ou a saúde da pele, ou alguma doença alérgica, o bom é que já nessa época tinha durado bem pouco e acabado quando eu menos esperava.

Fora isso, teve um dia que eu fiz um desenho de Piccolo apoiando a Palestina, e me veio esse comentário. Tinha esse cara que eu tinha mostrado um print de um comentário estranho e... diferente de quando eu fiz um desenho de Goku/Gokette antes, esse eu tinha uma certeza: Não era RP do cara, ele realmente é um tanto doido e provavelmente comenta isso achando que tá arrasando e... como eu disse na minha resposta, é racista pra caramba chegar num comentário pró-Palestina (lembrando: eu não apoio os preconceitos e nem os terroristas, eu sou contra os crimes de guerra que Israel faz que o deixa comparável ao Terceiro Império Alemão) um desenho feio ilustrando um Goku do Oriente Médio todo feio e um monte de comentário zoando o Oriente Médio.
E sim, o cara pega alguém que fez até OC's de Dragon Ball e fala que esse alguém não sabe o que é Dragon Ball. Eu bloqueei o cara porque o cara tava começando meio que a me dar medo.
Chega a ter algo engraçado no meu Deviantart que, na hora que eu posto comemorando alguma coisa, como as insígnias de bolos, alguém vem e aumenta as tais premiações minhas, acho isso fofamente engraçado, tipo:
  • Postei algo comemorando que ganhei um Bolo Paleta de Artista (4 bolos) → me mandaram mais uma insígnia e evoluiu pra Bolo Pacman (5 bolos)
  • Postei algo comemorando que ganhei um Bolo Pacman (5 bolos) → me mandaram mais uma e evoluiu pra Bolo Que Não é Mentira (6 bolos - e sim, tô traduzindo os nomes dos "níveis" de insígnia de bolo)
  • Eu tinha postado em algum lugar sobre o Bolo Lombinho de Porco (7 bolos) → me mandam mais uma e evoluiu pra Bolo Tugboat.
No momento o nível da minha insígnia de bolo ainda tá como Tugboat, que eu comemorei com esse desenho em homenagem ao Tobey Maguire, que apesar do especial ser referência ao Tugboat Maguire (o Tobey puto com os paparazzis), eu fiz o desenho baseado no Homem-Aranha e no Bully Maguire (a fase emo de quando o Peter Parker pega o simbionte de Venom). Tugboat é um tipo de barco que reboca outros barcos.

Até mais!