Blog do dia

Homem-Aranha: O Herói de Todos os Públicos

6 de jan. de 2026

Artes conceituais que eu fiz

 Olá pessoal, e... não, a Chronos Inc não vai ter tanta história de conteúdo sobrenatural, eu até diria que uma desvantagem minha com a Chronos Inc é que eu mal elaboro as ideias dos monstros, artefatos ou funcionários e as ideias já se esgotam muito rápido e escrever elas fica cansativo. Ontem, quando eu tava preparando fotos pro assunto desse post, eu achei essas fotinhas das dogginhas Nix e Black quando eram filhotinhas, e sim, faz muito tempo, papo de 2019.
Sabe quando eu falei sobre ter ensinado um webamigo Gabriel a desenhar em 2024? Bem antes eu ensinava meu webamigo Nicolas (que eu falei isso no blog do P.D., mas vou repetir: Era um webamigo meu que confiei muito, ao ponto que, quando ele tava reclamando de mais de dívida, eu ajudei ele a pagar as contas só pra isso não ficar atrapalhando ele, espero que ele esteja bem mesmo trabalhando pesado agora), por exemplo com ângulos e luz, como no desenho abaixo, de Agosto de 2025 (meio que compilando uns treinamentos de arte que eu tava fazendo, não só de forma geométrica e ângulo de luz), onde eu treinei também a desenhar lava, gosma, gota d'água, raio, fogo e uma explosão bem detalhada, usando caneta pra contornar ou pra destacar as cores.
Falando na Chronos Inc., eu fiz uns desenhos de uns personagens e só tava difícil isolar um post pra compilar as fotos dos personagens, e bem:
  • Cassandra Carter é bem pouco feminina, não por ser lésbica e nem trans, mas devido à carreira militar que ela opera que exige força, e as peças azuis são as placas de liga de Baenpet;
  • Dr. Carlos eu fiz com umas orelhas de "asinha" porque seriam orelhas felpudas, então eu fiz de forma assim simplificada, e na arte dele eu quase esqueço a dogtag dele;
  • Prof. Kevin (ou Dr. Kevin dependendo do capítulo) era pra ser baseado no Dr. King, mas aos poucos usei mais detalhes do Dr. Kondraki, incluindo o design. Também usei muito a cor rosa pros cogumelos e pras moscas, por ser uma cor usada pra ilustrar energia mágica mas também podridão;
  • Dr. Gerald eu fiz baseado no Dr. Gears mas também no Albert Einstein, e esse personagem tem três olhos.
Também fiz o Dabba (M-Fl-373) e o Euleviathan (M-N-666), e essas entidades são basicamente parentes que se odeiam, e vai ter beeem depois um capítulo da Chronos usando anormalidades para deter o M-N-666.
Também desenhei dois Ashraf-Flamauri e umas três anormalidades:
  • Dr. Bóris é baseado no Dr. Bright da SCP, como se o que aconteceu com ele fosse o que deveria acontecer com o Bright por bem menos, assim como antes não especifiquei como é a imortalidade dele, mas é uma mistura de resistência sobrehumana com ressurreição infinita;
  • M-Nt-803 eu fiz baseado no SCP-173, e foi até que difícil desenhar ele porque eu tava planejando algo realmente surreal;
  • Jonathan eu fiz baseado no Doom Guy, por isso a ideia dele ser basicamente tão casca-grossa que consegue enfrentar anormalidades sozinho, e dar medo em anormalidades que sobrevivem ou ele não pode matar;
  • S-Fl-011-P eu fiz com uma pele dourada e cabelo que teria tipo uma textura de fogo, e sardas avermelhadas de cobre, assim como a S-Fl-011, mas digo que a Femmesuit e a forma do cabelo seriam as maiores diferenças caso eu desenhasse a própria (além da altura);
  • M-Nt-017-Sg eu fiz baseado na ideia de lobisomem do canal Macaco Despido, que ele combinou diferentes tipos de caninos, primatas, lêmures e até um marsupial;
Já artefatos, eu só desenhei o Galão Dragão, já o Crisáureo sendo de Queda do Milênio e O Lado da Terra e vai aparecer em mais contos, o artefato de Oricalco capaz de transmutar qualquer objeto, e que eu atualizei o design pra ficar mais polido e colorido, e também o Palantír, baseado em Senhor dos Anéis mas aqui eu adicionei detalhes próprios, como o brilho vermelho (por ser uma luz de baixa frequência e a cor associada a coisas negativas) e um tipo de runa que pode tanto dar suas propriedades sobrenaturais como tem sua origem a ver com seus criadores, e assim como em Senhor dos Anéis, também é uma bola de cristal que pode prever o futuro e adivinhar eventos à longa distância (clarividência).
Também fiz uns desenhos do Slender Man, ou Operador, que a propósito, vou ter uma certa prioridade pra escrever logo o conto do Jeff vs Slenderman e talvez algumas repaginadas de creepypastas toscas como a da Peppa Pig e a da Hello Kitty pra criar algo original, assim como uma versão própria da creepypasta NormalP#rnForNormalPeople e também o Jack Risonho (que aliás, quando eu era mais novo eu nem sabia como era exatamente a lore desse bicho antes, só sabia que parecia o Jeff the Killer e também parecia com um Shinigami de Death Note).
Sobre origem de fotos como aquela do Slenderman surgindo de fotos editadas pra um concurso do Something Awful, eu acabei me deparando com o jogo De Profundis, de 2019 para Amiga (sim, um computador antigo da Commodore recebendo jogos em 2019, e por ser de uma demoparty, pode ter sido realmente gente que tava fazendo um projeto de demo de jogo hipotético, testando algumas estéticas e jogabilidades), na demoparty Revision.
Dentre umas imagens, tinha umas curiosas como a de um rosto sem boca que era o mesmo usado pro SCP-087 (Nil, de Sam Jinkins em 2005, pelo que pesquisei foi no mesmo lugar que o Untitled 2004 que se tornou o SCP-173, e Nil pode significar "azul", sendo "blue" uma gíria em inglês pra depressão, que combina com o comentário que me fez pesquisar sobre e que lá tava falando que ilustrava a depressão), ou então um olho "maligno" (que quando pesquisei com mais detalhe, era só um olho de crocodilo fotografado perigosamente de muito perto).
Isso de pesquisar origem de fotos me levou a rever essa fan art acima (que eu vi pelo remake do Ryan Venceslau de análise o Sonic exe), e é curioso saber que o Sonic exe nunca foi original do JC The Hyena:
  • É possível que uma das inspirações tenha sido esse bug do Sonic 3 em que ele aparece meio robótico;
  • Chained in the Darkness é uma arte de f-sonic, e pela descrição parece que foi algum tipo de vent art e não uma arte realmente de fetiche em gore;
  • Também tem esse desenho, Evil Sonic HTF, que é do artista mariokidd319, que provavelmente era muito novo na época que usava o Deviantart, não só pelo desenho em Paint, mas por também desenhos de MLP e um post de Sonic OC Male Doll Maker;
  • Já o El Pendrive Azul parece ter sido a principal inspiração, pela ideia de um pen-drive contaminado com um arquivo exe de Sonic, um Sonic maligno chorando sangue e também uma entidade maligna por trás do dispositivo.
    • Foi feito pelo autor chileno Sinuois, que no Twitter costuma postar artes e fotos temáticas dessa antiga creepypasta.
Sobre a minha versão do Sonic.exe, eu me baseei no El Pen-Drive Azul, nos personagens do JC the Hyena e também na ideia de jogo possuído do Analog Horror NeedleM0use, que apesar de ser recente não durou muito tempo e virou mídia perdida muito rápido, isso é, em partes, porque tem um "filme" compilando TUDO da série antiga, impedindo que isso fosse de fato perdido, além de umas playlists de reuploads.

O ShutUpJoseph deletou a série porque,  resumindo, a fandom tava sendo tóxica com os personagens e a série, ele próprio não tava gostando de tar concorrendo com a versão morta feita pelo JC the Hyena, e a segunda temporada (onde tinha o Tom, o Kyle e iam resolver o caso da Sarah) foi um fracasso, e ele próprio tava se estressando com isso.
Recentemente comecei a caminhar pra ter um passa-tempo nas férias e que minha mãe não me quer sedentário nas férias do meu trabalho, e é bom rever uns cantos da cidade que eu moro que geralmente eu só via no caminho pra academia que eu não vou mais faz mais de um ano, ou em caminhadas longas que eu só fazia com meu pai quando criança.

Antes eu pensava em técnicas de enquadramento, ao ponto de usar aquele bagulho de desenhar as linhas dos terços e o ângulo da câmera pra ficar mais linear, mas aos poucos eu parei de usar porque tava ferrando a performance da câmera, o medidor de ângulo era instável pra caramba e travava o celular mesmo moderno.
Regra dos Terços: Esse mecanismo aparece quando você tá recordando foto, praticamente divide a foto em 3x3 pra você distinguir pontos em que o enquadramento melhora.
Fibbonacci: Acho que isso ninguém vai ter habilidade pra calcular certinho, mas essa linha matemática sempre vai se formar em imagens que se alinham bem, bem certinho em curvas, seja dentro da figura ou no cenário entre as figuras da foto. Era fundamental pra arte antiga e medieval basicamente.
Ponto de Fuga: Comum em filmes do Stanley Kubrick, em que o cenário se alinha de um jeito que o paralelo sempre toca num mesmo ponto, normalmente por onde alguém vai entrar ou sair ou está ate´mesmo segurando o material sob essas linhas, como na foto acima.
Planos de foto: Temos planos pra você fotografar o seu amigo, como Plano Aberto (basicamente a pessoa inteira no cenário da foto), Plano Americano (que chega até as pernas, o nome tem a ver com filmes de Western (cowboys) os anos 1940 que usavam esse plano), Meia Figura (clássico half-body, vai até a barriga), Mid Shot (até o peito), Close-up (ou Primeiro Plano, que é até os ombros, comum em foto de documento de identidade), e Big Close-up (Primeiríssimo Plano, só a cara).