Blog do dia

Homem-Aranha: O Herói de Todos os Públicos

16 de dez. de 2025

Sobre Untitled 2014 e Chronos Inc

Esse blog será bem necessário porque condiz um paralelo entre eu ter rescrito 4 episódios de Untitled 2014 durante o hiato de Projeto Dream atual, e a versão 2020 ter sido escrita durante uma versão 2019 do Projeto Dream.

No caso, eu não só juntei tudo num mesmo blog e postei, eu tive o trabalho de reler (pra caso eu continuar ainda na mesma versão) e também adicionar mais descrições, corrigir erros de escrita e também atualizar a cosmologia e sistemas de poderes.

Também foi bom porque na versão nova que postei ontem, eu tirei os "E", "Então", "E tal coisa", "Enquanto isso" que era um vício de linguagem meu de colocar essas palavras, e por isso hoje em dia pelo menos o Projeto Dream quase nem tem parágrafos começando com E, porque fica muito feio.

Das ideias do Untitled 2014
  • O Ioann era um self-insert meu, a Sutefani e o Tales são baseados em primos meus, e o Bruno era pra ser baseado no meu irmão e a gangue de animais do personagem é baseada nuns brinquedos da casa dele (como uma ursa branca e um pouco - baseado num cofrinho - que irão aparecer futuramente).
  • A magia em Untitled 2014 agora tem um sistema fixo, não creio que será um sistema "ortodoxo" do hard magic mas irei preencher com o sistema de magia que tinha em Hard Life porque realmente é muito útil, porém, do sistema original, temos os lápis e os Nove Aromas.
  • Os lápis mágicos eu me baseei em um gibi de Turma da Mônica que eu tinha lido na época quando eu era criança e meu irmão comprou pra mim num bairro que a gente tava visitando, "A fuga pelos gibis infinitos", e realmente funciona que nem o lápis mágico do Bob Esponja, mas tem esse detalhe que a inspiração foi no gibi do Cebolinha, e eu adicionei poderes como magia baseado nas Keyblades de Kingdom Hearts.
  • Já os Nove Aromas da Magia são uma mistura dos Oito Ventos da Magia de Warhammer Fantasy (antes do 40k inclusive), mas com detalhes que eu adicionei envolvendo gostos, cheiros e uma porta de entrada pra conectar aos Dragões-Faro, que a história deles não coube em Hard Life e meio que tô usando Untitled 2014 pra estender isso também.
    • Aroma Vermelho: Sabor doce, elementos de sangue, cura e vida.
    • Aroma Verde: Sabor azedo, elementos do ácido, do metal e também inclui feitiços de defesa.
    • Aroma Azul Marinho: Sabor salgado, elementos de água, minerais e inclusive o mar.
    • Aroma Azul Turquesa: Sabor salgado-doce (tipo cloreto de amônio, paçocas, doces sabor sal e também comidas nórdicas como o Kanelsnegle, que caso você não conheça, é tipo o Sweetroll do Skyrim), elementos da pureza, de energia sagrada (incluindo luz) e da virtude da paciência.
    • Aroma Amarelo-Ocre: Sabor dos amidos (pesquisas recentes indicam que massas à base de farinha tenham sabores mais diferentes que os 5 principais), elemento da força, fertilidade e felicidade (o que combina com a cor e aroma associado a trigo).
    • Aroma Laranja: Sabor gorduroso (mais um sabor catalogado recentemente, com receptores chamados Oleogustus), elementos do fogo, durabilidade e auto-regeneração.
    • Aroma Castanho: Sabor Umami, elementos dos animais, da terra e das plantas.
    • Aroma Rosa: Sabor Agridoce (tipo chocolate ou cafés mais açucarados), elemento do vento, da premonição e das viagens.
      • O "elemento da viagem" no caso envolve portais, magias de aumento de velocidade e também controle sobre o espaço-tempo.
    • Aroma Roxo: Sabor amargo, elementos da morte, da escuridão e dos venenos.
Também, sobre a cosmologia, as histórias de Fenômenos, Chronos Inc, Cookieverso, Hard Life e agora Untitled 2014 são universos diferentes num mesmo megaverso, ou no caso um multiverso bem grande, já que não são multiversos separados mas num mesmo grupo, é realmente o mesmo multiverso. Entre as dimensões específicas de Untitled 2014:
  • O Mundo Nebuloso é um reino, plano ou universo paralelo rico em magia, com leis da física mais moldáveis e que, além de possibilitar ilhas flutuantes como se o próprio espaço fosse um oceano pra esse mundo, também a magia seja mais intensa. A nave espacial e as tecnologias que levaram os protagonistas a essa dimensão têm a ver com um povo que ainda tá escondido nessa dimensão.
  • O Reino da Escuridão é um outro plano, a uma camada mais baixa do multiverso e mais a ver com a escuridão, não é um plano preenchido só pela falta de luz, mas possui monstros e entidades habitando esse plano, assim como a energia negativa pode fortalecer o mago, mas pode corrompê-lo, seja pela ganância, ira ou orgulho, e falando em monstros, os "níveis" de monstros são:
    • Feras: Animais comuns, inclusive sem poderes além das próprias vantagens naturais.
    • Bestas: Animais maiores, com inteligência pra controlarem sua malícia e impulsos, e com poderes mágicos sobrenaturais.
    • Mutantes: Criaturas humanoides, embora não humanas, seu nível é maior porque podem avançar ao ponto de civilização, e o nome do nível vem de uma evolução alterada.
    • Demônios: Entidades com poder elemental maior, tendência quase unânime a forças malignas e ao Tártaro ou à Hila.
    • Dragões: Grandes monstros de maior nível, reis da magia e com ligação mais pura a pelo menos um dos Aromas da Realidade, não só a elementos derivados.
  • Os Dragões-Faro são dragões primordiais e que estiveram no início da criação para, com os Aromas da Realidade, que incluem os elementos da natureza e a matéria e energia necessárias pra natureza, isso valendo inicialmente para Hard Life mas eu tendo que estender isso porque não coube.
Comparação de um desenho de 2023 e um de 2025 dos Dragões-Faro (e outros dragões). Aparentemente meu conceito de dragão mudou muito, assim como eu pude elaborar melhor uma hierarquia de dragões sem forçar algum retcon estranho para Hard Life.
  • Dragões comuns de fogo no catálogo da Chronos estão como M-Nt-025, registrados como perigo baixo para humanos, não por terem pouco poder (longe disso), mas porque são poucos e raramente usam seu poder máximo ou caçam humanos.
  • Dragões-tigre no catálogo são M-Cr-861, são de perigo alto, e são Cr e não Sg porque, apesar da força tal como a de um dragão comum, seu maior perigo é o veneno, cuja dor causada é tanta que pode causar uma epidemia sensorial de alta dor.
  • Dragões-crídrigos no catálogo são M-Sg-812, seu perigo vem dos fortes ventos gelados e forte poder elemental sobre a água e tempestades, mas o perigo é puramente físico e por isso são Sg.
  • Dragões-Faro não foram catalogados pela Chronos Inc até agora, pelo menos não a espécie em si.
Um possível FAQ hipotético que eu preparei preventivamente
"Como os Aromas da Magia são usados na sociedade? Existem guildas de magos especializados em cada Aroma?"
  • Curiosamente, a magia é rara no universo principal de Untitled 2014, seja porque tem poucos lugares com ensinamento direto, ou porque realmente a humanidade tem um certo desprezo por magia, por isso o Ioann era humilhado mesmo já despertando magia.
"Qual é a relação entre os Dragões-Faro e os outros monstros? Eles são vistos como deuses ou são temidos e respeitados?"
  • Os Dragões-Faro não são deuses, ainda possam ser cultuados como tais dependendo do que tais povos consideram como um deus, eu não quero dar spoiler mas também não quero esquecer ideias futuras, então a dica é que tem um culto a uma Dragonesa-Faro na França em Untitled 2014.
"Como a alquimia é vista na sociedade? É uma prática respeitada ou é vista como algo sombrio e perigoso?"
  • A alquimia antes era genérica, era simplesmente uma química pra poções, mas atualmente que eu aprendi melhor sobre como a alquimia mistura esoterismo, metáforas e química normal porém primitiva (inclusive eu odeio Fullmetal Alchemist nesse quesito em que os alquimistas fazem tudo, menos alquimia, você nunca vai ver eles fazendo poções ou encantando metais mesmo isso sendo algo canônico em crenças de alquimia, e tudo que eles falam de química complicada não é como a alquimia medieval dizia e olha que era pra ser a inspiração maior da série), a alquimia aqui inclui:
    • Anabolizantes que dão poderes.
    • Poções comuns de cura.
    • Cirurgias que tornam humanos em superhumanos ou mutantes.
    • Olhos mágicos e criação de outros órgãos sobrenaturais.
    • Sutefani podia escolher entre o Olho Rosa do Tempo ou o Olho Verde do Espaço, ela escolheu o olho rosa durante a cirurgia de transplante (isso não é um retcon, eu que era apressado e isso não coube no episódio original).
    • Artefatos mágicos, como os lápis mágicos.
  • Por isso a alquimia é comum, ainda que possa ser metafisicamente perigosa e de difícil manuseio.
"Qual é a origem dos demônios em Untitled? Eles são criaturas nativas do mundo ou vieram de outra dimensão? Funciona da mesma forma em Chronos Inc?"
  • Pode ter tanto demônios que simplesmente nasceram na Terra ou outros planetas e são entidades mágicas perambulando na natureza, sendo perigos de grau variável, mas a maioria vem de Hila (que é o reino demoníaco em Untitled 2014).
  • Já em Chronos Inc., demônios são quase sempre interdimensionais, mesmo que o universo central de Chronos Inc. tenha entidades sobrenaturais frequentes, houve esforço pra ocultá-las o suficiente pra viver nesse mundo ser seguro e até mesmo, com recursos sobrenaturais diários (ex: poções podendo ser remédios baratos, mas caseiros) melhorando a vida dos civis.
"Como os mutantes surgiram? Foi um processo natural ou foram criados por alguma força externa? Quais são as implicações sociais e políticas da existência de mutantes na sociedade?"
  • Tem mutantes que surgiram evolutivamente, de forma natural, ou de forma artificial, como animais expostos a radiação o suficiente pra se deformarem em outros seres, ou magia transmutando eles em sua versão humanoide e inteligente, e diferente do Projeto Dream (em que mutantes são humanos evoluídos de forma mutagênica, e possuem seu espaço na sociedade e até usei com subtextos sobre o autismo), em Untitled 2014 os monstros são escória pra sociedades humanas, e vivem em periferias perigosas.
"Quais são as consequências de viajar entre dimensões? Existem riscos ou efeitos colaterais?"
  • No momento não, mas usar magia em si pode desgastar o usuário. Diferente do Projeto Dream, em que o desgaste é mental e espiritual, em Untitled 2014 é como em Hard Life, em que a magia é baseada em energia vital e o uso excessivo causa desde cansaço a morte.
  • Já em Chronos Inc., será mais multifacetado, com maior tendência ao desgaste mental, considerando que Chronos Inc. é uma história com mais base no terror cósmico, em que o terror não vem de entidades perigosas em si, e sim na implicação da existência delas que reduz a importância da vida humana, assim como pensar excessivamente no sobrenatural depois de descobri-lo é o que causa a loucura, não só "oh não o homem polvo é tão feio que fiquei louco, meu Deus do Céu aaaaaaa"
"Quais são as principais características da tecnologia alienígena que apareceram no primeiro episódio e no Remastered? Ela é baseada em princípios científicos conhecidos ou é completamente desconhecida?"
  • Pra falar a verdade, eu diria que a tecnologia alienígena eu redefini (retcon por causa do reboot) pra ser mais específica de "oh não, ataque de robôs alienígenas!", adicionando detalhes biomecânicos, com adição da alquimia com metais místicos com engenharia dimensional pra essa energia mágica combustível viajar entre planos.
"O que acabou de acontecer nos episódios novos de Chronos Inc!?"
  • Ok, caso alguém tenha uma obsessão pelos meus blogs e destrinche a toca de coelho e queira saber dos ARG's, vou explicar pelo menos o dos episódios 2 e 3 da Chronos Inc, que destoam muito do primeiro. Eu me baseei em Analog Horrors, em que o terror se manifesta em gravações antigas, que eu combinei com o fato que, por incrível que pareça, fitas VHS tenham marcado minha infância, e baseei 2004 (o ano de origem das fitas nesse ARG) no ano que eu nasci.
  • Das fitas, o código morse e os craquelados escondem mensagens sobre Rei de Amarelo (pra descriptografar, traduzam do código morse, e puxam 6 letras à esquerda na Cifra de César, algumas letras ficarão estranhas porque eram letras com acentos e isso vai complicar mais pra vocês), com um pouco de inspirações no 11B X 1371.
  • As fitas 1, 4 e um trecho da 6 foram baseadas no El Retolam (eu achei esse Analog Horror interessante apesar de bem tosco), a fita 5 foi baseada no Local 58 e na creepypasta do 333-333-333
  • A fita 7 é, por incrível que pareça, original, ainda que reciclando umas ideias que eu queria muito adicionar no site da SCP original, mas como não sei postar na Wikidot eu desisti da ideia.
"Os próximos episódios de Chronos Inc. continuarão a ter as tomadas VHS? Ou voltará à forma do primeiro episódio?"
  • Vai ter novas fitas, incluindo as do Dr. Orange, a questão é que não será a forma principal de contar ou listar essas ideias de entidades que, por incrível que pareça, eu posso tanto conectar em contos posteriores quanto reutilizar em novas histórias, já que usam a mesma cosmologia e magia.
"Planeja continuar Untitled 2014? Terá spin-offs de outras histórias também?"
  • Sim, planejo continuar Untitled 2014 mas também tem uma ideia de história que eu também planejo escrever, talvez será ano que vem, já que antes tenho que continuar a saga do Projeto Dream e, se eu conseguir, fazer o especial de Natal também.

Até mais!