O próprio filme do Slender Man desrespeita tudo o que a creepypasta podia oferecer (e ainda nem é uma creepypasta de fato ruim e suas versões conseguem ser de razoável pra bom) e usam muitos clichês irritantes de terror (adolescentes rebeldes, ritual macabro pra invocar a entidade, personagens fazendo burrices convenientes pra entidade aparecer, e jumpscares ruins), e o Meme do Mal que é um filme da Momo (e quando eu não entendi eu achei que era um filme do Troll Face) meio que só nasceu morto, foi baseado em algo que desde sua concepção foi desmentido, e que tava causando tanta dor de cabeça nas pessoas que o dono da Momo jogou a boneca no lixo, e é filme de 2022 (tipo, pandemia acabou de acabar nessa época, e Momo e Baleia Azul eram lendas urbanas porque pais moralistas e imbecis não sabiam que depressão podia, além de existir, ser causado pelos próprios pais sendo escrotos).
Assim como vocês podem reclamar do filme do Minecraft ser besta, ser ridículo, e até ser meio brainrot e cheia de frases de efeitos, jingles e eles conseguiram chamar o ator mais redondo disponível pra fazer o Steve (e eu suspeito que foi de propósito, mas ainda assim a prática deu errado), mas pelo menos fizeram um filme infatil e besta de Minecraft, não um jogo de terror porque seria bem no filme do Meme do Mal ou então daquele filme do Ursinho Pooh - Sangue e Mel, que iriam pegar tudo da franquia e degenerar em meros monstros sem carisma e reduzir a um filme repetitivo de terror, não teria Herobrine e não teria esquizofrenia com o Modo Pacífico.Eu achei esse print num grupo em espanhol que eu vi no Face e... o Modo Pacífico nunca foi realmente assustador, as pessoas praticamente falam isso porque sei lá, virou moda tentar botar medo onde não tem como, porque o Minecraft já era um jogo pouco habitado e eu não tinha frescura de ter medo disso porque era o normal, e o pior: Eu tinha medo de Enderman e do Nether, e isso me fez não conseguir jogar Minecraft em qualquer dificuldade com monstro por muito tempo.De qualquer forma, desculpa o termo devassado mas ter medo do Modo Pacífico do Minecraft ou achar que esse sentimento de vazio dá pra aplicar em qualquer jogo ou desenho, só porque você ficou paranoico por algum momento nessas mídias, é NUTELLAGEM, VOCÊ QUE TEM MEDO DE ASSISTIR BOB ESPONJA OU DE JOGAR MARIO 64 VOCÊ É UM NUTELLA, UM FROUXO, TEM MEDO DA PRÓPRIA SOMBRA, CRESÇA!
Mas voltando a falar de Secure Contain Protect que era pra ser o assunto principal, tem algo que eu acho estranho que é como a Fundação trata a Classe D como se fosse praticamente renovável. Eu sei que 99% deles vai ser realmente criminosos tão terríveis que, ou ninguém se importa se eles morrerem tentando salvar o mundo ou algo assim, ou só trabalhando nos experimentos mais perigosos desse universo pra terem uma pena mais curta se sobreviverem, ou dependendo do criminoso talvez eles aguentem certos danos físicos dos SCP's perigosos, e o problema não é *essencialmente* esse.
O problema é como a Fundação simplesmente banaliza a perda de uma força de trabalho usada justamente pra não ter que usar gente mais digna ou que possa ocupar tarefas mais "tranquilas", como pesquisas ou força-tarefa, sem falar de histórias de Classe-D que tem que ser abatido porque errou em algum procedimento ou só porque é mais rápido que simplesmente socorrer. O problema é sobre até mesmo enviarem a MTF eliminar Classes-D, dá pra entender quando abatem pesquisadores imperdoavelmente infratores que tão lá por punição, esse sabem de mais, mas dos que são criminosos ou gente sequestrada não parece tão de fato necessário.
Aliás, saudades do Containment Breach, apesar que não curto ver gameplay de jogos de terror a não ser que em análises ou com o jogador comentando e se assustando, o que me motiva menos a procurar gameplays novas de jogos da SCP, mas de qualquer forma, chega a ser estranho como a fandom de SCP seguiu passando pano pro Dr. Bright (personagem) mesmo sendo o self-insert claro do AdminBright, e eu odeio como ilustram o Dr. Bright sempre como fofo, silly, etc., e o Dr. Clef como ou muito badass ou o clássico chato da dupla.
Sem falar que antes tinha uma lista de "coisas que Dr. Bright não tem permissão", que aliás eu baseei nos casos do AdminBright e Dr. Bright pro Dr. Bóris, e diferente da Chronos que realmente condenou o Dr. Bóris, a Fundação não parece ter condenado o personagem e nem neutralizado o SCP-963 dele, ficando implícito que ele ainda trabalha na Fundação, e nem tentam separar autor de personagem sendo que era o self-insert do cara e também até mesmo deletaram a lista do Dr. Bright porque a mesma envelheceu mal.
Falando nisso, eu tô jogando o Lobotomy Corporation, que bem, pelo que eu vi a Limbus Company (um tipo de "Fate, mas se os personagens morassem numa Cidade Colmeia de Warhammer 40k") é uma prequel desse universo, e a Lobotomy eu conheci beeem na época que SCP era hype (mas sem a treta do powerscaling, era bem antes) e é um jogo de 2018, que inclui:
- Gerenciar empresa de captura de entidades anômalas estilo SCP;
- A IA parece a Hatsune Miku;
- Você tem que coletar energia dessas entidades (tipo Monstros SA só que ao contrário: os humanos tiram energia de emoções de monstros);
- Também dá pra usar energia dessas entidades como matéria-prima pra melhoras;
- E sem usar Classe D, o pessoal que opera nas pesquisas arriscadas é remunerado e claramente topa a ideia porque os loops temporais que são feature do jogo (não só save & load) meio que vai salvar a maior parte deles.
SCP-173 vem da arte Sem Título de 2004, do escultor Izumi Katō, e não duvido que ele tenha ficado famoso com o "amendoinzinho" que o Moto42 (Wesley Williams) usou como inspiração pro primeiro SCP roteirizado.
SCP-106 foi publicado pelo Dr. Gears, e pelo que entendi, veio de uma foto de um graffiti russo, mas infelizmente informações além disso viraram Lost Media.
SCP-096 eu acho que a arte dele é original, não sei se é pintura ou CGI, mas deve ter sido inspirado no The Rake (que eu traduzi como O Rastelo na minha série das creepypastas porque O Ancinho não pareceria ameaçador kkkkkkk), acho que tiraram a foto e a versão de rosto censurada porque contradizia com a ideia de, só de ter 4 pixels que indiquem o rosto dele ele irá saber que você olhou pra entidade
SOBRE ANORMALIDADES DA CHRONOS
M-Cr-043 foi baseado no SCP-096, M-Q-036 foi baseado no SCP-106 e em Gemini Home, L-Sg-301-4 é baseado no SCP-3001 e no Macroverso Sem Cabeça de Dr. Nowhere, e o P-Sg-001 era baseado no SCP-173 e nos Anjos Chorões, mas o P-Nt-803 e a Tomada 9 foram baseados na treta jurídica do Andrey Duskin, como se o SCP-173 estivesse perseguindo esse cara num tipo de purgatório digital.
M-Sg-901 tem um pouco de inspiração no SCP-3199 e também no Prehistoric Emergence. E tem também referências a Lovecraft como o M-SgT-017, Arkham e Innsmouth, e deuses como Cthulhu e Shub-Niggurath serem canônicos, e eu até unifiquei o Rei de Amarelo e o "Operador" (como tô chamando o Slender Man nas minhas histórias baseadas no Marble Hornets) sendo do mesmo grupo, e sim, planejo continuar Covil das Creepypastas (nome baseado num rap geek de monstros que... como eu não consegui achar de novo acho que virou Lost Media também).
SCP-682 vem de uma carcaça de baleia branca, ou beluga, largada na Rússia, provavelmente cheio de lodo e pele podre, que parecia como se o SCP tivesse as escamas derretidas.
A foto atual do "SCP-096 blocked out" veio de uma foto gratuita, genérica, de um homem escalando montanha, e ele tá bem :)
Dá pra considerar fotos do SCP-096 como agentes de morte memética (sabe aquilo que terror cósmico não é "o homem polvo é tão feio que fiquei louco!", aqui é exceção, agentes de morte memética são imagens são complexas e fortes que podem causar dano), e o Agente de Berryman-Langford vem de uma arte fractal de direitos gratuitos feita pelo artista Kevin Dooley usando imagens de diferentes penas.
Sabe Efeito Borboleta, em que uma causa pequena tem um conjunto enorme de consequências? O Método Ishikawa (LOGÍSTICA JUMPSCARE!!! - se bem que pelo que parece a maior fraqueza da SCP é a logística de deixar sustentável gerenciar tanta coisa perigosa num só lugar) é um meio de compilar várias consequências para uma causa muito grande ou muito complexa, e realmente dá pra dizer que a união de várias fotos muito misteriosas ou underground (que cada arte de inspiração já é uma causa menor), com histórias de terror diversificadas (também cada um sendo uma causa), pra no fim ter uma série tão grande de terror cósmico e documental, e que por sua vez eu tinha baseado na SCP e na Lobotomy justamente porque eu tinha esse fascínio de histórias de ficção científica ou fantasia sobre catalogar o sobrenatural (que se for ver bem, tem desde a Era Vitoriana já que o Dr. Van Helsing era inicialmente um personagem médico que tava investigando sobre como o Drácula funcionava), sem falar de eu ter me inspirado não só no terror, mas em múltiplas referências como:
- os KGC's e os Dragonslayers serem as típicas histórias e kaiju vs mecha;
- as sessões sobre protocolos e até da Condenação do Dr. Bóris eu ter me baseado em como contratos e acordos funcionam;
- o M-Nt-017 ser baseado em lobisomens e eu gostar de folclore, fantasia e ficção evolutiva;
- a história do P-Nt-127 na Guerra Dragonstorm é baseada no meme do "Mom get the camera !!" do MLG;
- até o P-In-345 eu reutilizei de histórias eróticas, mas organizadas e civilizatórias, que eu fiz por exemplo no Projeto Dream e em Pilar da Vida.
E no fim, eu acabei indo mais além da inspiração inicial, e meio que a Chronos Inc. só reforça algo que eu já tinha planejado antes, que é reutilizar essa história como um exercício criativo.
Até mais!
Até mais!















