Blog do dia

Homem-Aranha: O Herói de Todos os Públicos

20 de dez. de 2025

Newgrounds, Cthulhu, aniversário e hipocrisia

Umas semanas atrás, um mês atrás e pouco, de repente me veio um estalo de uma memória de dois jogos:
Um era de um tipo de guardião em forma de Moai, e que você tinha que progredir o tempo e até ajudar humanos pra eles te ajudarem a progredir, pra esse Moai se sacrificar e impedir um vulcão de explodir uma ilha. Quando pesquisei, era o jogo 400 Years, eu jurava que era um jogo indie, mas na real era um daqueles jogos curtos do Newgrounds, eu cheguei a pesquisar no YT algum vídeo do T3ddy jogando esse jogo.
Outro jogo era 2D e pixel também, e era tipo Minecraft (não era tipo o Mine Blocks, que aliás, eu não gosto do Mine Blocks e se fosse numa época mais passada da internet iriam querer me crucificar por admitir isso), e foi muito difícil de pesquisar já que a internet não comparava esse jogo com Minecraft como fazem com o Mine Blocks ou o Terraria, mas quando eu pesquisei, era Aground, e... eu infelizmente perdi o meu save antigo, mas as conquistas ficaram na conta, felizmente.
Fora isso, por que eu fiz tantos capítulos da Chronos Inc. em sequência? Por incrível que pareça não é por eu ter tido um hiperfoco na SCP Foundation de novo, afinal, a inspiração da Chronos Inc é mais a Lobotomy Corporation do que a própria SCP, mas também eu tive algumas inspirações em Darkest Dungeon (como os "Porcos Longos" baseados nos Suínos, ou a "Carne de Amarov" sendo baseado mais no chefão A Carne do que no SCP-610, A Carne Que Odeia), e até teve um certo alívio cômico quanto à Academia de Innsmouth (mudança de planos: era pra ser uma referência à Universidade Arkham, mas eu vi que Arkham é também uma cidade e não só a universidade, então tive uma ideia de serem escolas rivais), e ter um "Cthulhu papai noel" (lembrando: Não era o Cthulhu em si, e sim uma cria estelar, que é um tipo de "filhote de Cthulhu", uma raça criada pelo Cthulhu) e Abissais participando de uma formatura de faculdade, como se passasse tanto tempo em Innsmouth, mas o sobrenatural tar em parte normalizado, que os Abissais aqui não são uma ameaça séria, mas ainda assim não vou reduzir o Cthulhu e os Abissais a "criaturas silly marinhas" que nem fazem com o Cthulhu em Pop Team Epic.
Falando em "coisa assustadora fofinha", antes de eu continuar a falar sobre ligação entre SCP e Ásia (já que também falei de Lobotomy Corporation), primeiro vou falar que eu fui numa chácara pro aniversário de um sobrinho meu e, num ponto do aniversário, veio alguém fantasiado de Sonic, curiosamente o ator tava segurando muito a cabeça da fantasia, não sei se era pra ajustar a visão ou se é pra não cair da fantasia por acidente, mas isso me fez lembrar quando eu fui pro Pascon (uma escola pertinho da minha casa - se você vier pra minha casa porque eu falei isso eu vou te processar, tá!? >:( ) quando era beeeem criança, e tinha aquele pessoal fantasiado de Mickey e Minnie muito feios (tipo o daquele meme do "PATETA, SOLTA MEU RABO" - esse vídeo é hilário demais), e na cena que lembro até hoje, eu tinha entrado já, passado do portão e passado num pátio pertinho de umas salas (tipo cantina e diretoria), e quando olho pro lado, uma das "tias" com a cabeça do Mickey levantada enquanto telefonava pra alguém (na época celulares eram coisa de elite, ela tava usando um telefone branco), e tipo, mesmo que não tenha me traumatizado ou me feito chorar, é o tipo de coisa que não sai da memória a menos que se admita isso em algum lugar.
Antes que comentem, sim, eu à esquerda sou meio "tamanho família" (gordo e alto), mas bem, voltando ao assunto sobre entidades, terror e cultura popular asiática... agora fora do assunto fofinho que falei anteriormente, eu reparei sobre como há fandons grandes da SCP Foundation na Ásia, como:
  • Na China e no Japão tem ramos próprios do site que são enormes, cheio de entidades próprias e bem obscuras, e acho que esses dois têm tanto "hiperfoco" na SCP porque esse site lembra um pouco lendas de Yokais, pelo tom documental e antológico;
  • A Rússia também tem uma fandom bem grande (assim como o Leste Europeu meio que reina em histórias de terror sem necessariamente usar o tão batido terror cósmico), embora eu tenha visto mais no caso histórias a Rússia e derivados inspirarem SCP's (como o Holodomor é boa parte das inspirações do Sarkicismo);
  • O Vietnã eu achei muito pouco sobre, mas eu lembro que daquelas fan-arts antigas da SCP-166 (à esquerda), uma tinha a legenda "SCP Foundation Vietnam", mas pelo que vi a legenda não era da arte original, e o artista original (Swank00) é japonês.
    • Também tem essa arte (à direita) do artista Tuscane (ou u/1826551 no Reddit, onde achei o desenho), que eu descobri graças a um vídeo antigo do canal Fãdation sobre a SCP-166-Arc, e não sei se o Tuscane é alemão, austríaco ou só americano mas que fala alemão, porque tem posts e comentários dele no idioma alemão.
  • Já a Coreia do Sul eu não quero dispensar argumentos, mas os caras criaram a Lobotomy Foundation nitidamente baseada na SCP, sem falar que tem artistas muito bons que desenharam SCP's como a 166 (a tirinha abaixo, do artista Atype55 também é de um artista japonês e eu achei em algum lugar em coreano mas eu perdi a versão coreana).
Um momento pra vocês verem esse print de um canal do TikTok que eu achei, de um artista japonês que faz vídeos simulando "ginganas" com SCP's como o 173, isso é bem daora kk.
Sobre os erros da SCP, me veio esse estalo também da versão antiga da SCP-166, que bem, quando eu era adolescente e meu hiperfoco na SCP começou (na época que o Canal do Vipper era relevante), eu era apaixonado por aquela versão, mas quando cresci, além de legalmente eu nem ter chance com ela, eu também vi o quão tosca é a história dela, eu preveriria ver alguma história vazia sobre powerscaling, e ter a chance de ler alguma página do Rei Escarlate Chinês mesmo que a lore dele seja "é o Rei Escarlate mas que transcende todos os infinitos, de todas as realidades, de todos os universos..." porque é algo estúpido mas só estúpido, e mesmo eu sendo viciado em mídias adultas tenho que admitir que a versão antiga da SCP-166 é estúpida e ofensiva.
A versão antiga da 166 era uma "súcubo adolescente" (começou errado já), e que não pode usar roupas porque qualquer tecido machuca ela (além do ecchi sem sentido, também tem aquelas implicações tipo... Onde ela dorme? Porque lã é tecido, grama é muito pontuda e áspera e palha é áspera e dura), e é tão, assim, como eu explico? Sabe o que o pessoal odeia em The Boys em que a sexualidade e a Blasfêmia são choque por choque na franquia? Na versão antiga da 166 também, já que ela precisa se alimentar de "leite masculino" diariamente, e também aparenta ser religiosa, já que ela precisa de cruzes, bíblia, etc., pra práticas católicas comuns, e isso fica estranho, nem é pela putaria que falei antes, mas porque fica tipo "cadê o terror?", seja porque é praticamente uma página pornô com uma entidade religiosa, ou porque, mesmo naquela fase de powerscaling estúpido, tinha o terror de que "só dessa entidade piscar o cu a realidade onde eu vivo explode e não posso fazer nada" (tipo os SCP's 3125 e 3812 - aliás, caso queira ler o artigo do 3125, a senha é 55555, meio que a dica é que o tema desse SCP é o número 5, ao ponto que o número de série dele é 5 elevado a 5).
Mas o máximo de terror da 166 antiga é "ou eu macetar ela até eu morrer, ou eu sou separado dela a água fria e fico doido e terão que me abater" (tem chance dos homens seduzidos por essa versão perderem sanidade, mesmo que sejam gays ou aces, e por isso só mulheres podiam cuidar dela), mas nem isso parece assustar, e nem assusta, e meio que as pessoas gostarem dessa versão não é pela experiência única e muito menos por memória afetiva (se memória afetiva não ajuda a defenderem o Jeff the Killer, pra que defender pornô cósmico?), mas justamente porque é uma página pornô, e interessante pra expectadores poeteiros, eu cheguei a assistir a um vídeo da Fãdation criticando a SCP-166 antiga, e um comentário chamando quem criticou a 166 antiga de "lacração", tipo, oi??? Criticar uma história que reduzia uma entidade "adolescente" que só seduz agressivamente homens e precisa beber leite de homem todo dia é lacração? SCP é Skullgirls por acaso que os fãs não aguentam ver sem sexualizar até personagem que não pode?
Falando em Skullgirls, eu diria que é a polêmica mais idiota que eu já vi, e olha que tem fã de Assassin's Creed que aceita de boca aberta gameplay de uma Capela de Cistina com tecnologia alienígena em tempo renascentista, mas esperneia porque tem um samurai africano que realmente existiu e marcou a cultura pop japonesa (Yasuke), afinal, foda-se sexualizar personagens adolescentes contando que o público principal sejam os adolescentes, porque adolescentes são poeteiros e ter personagem adolescente bonita mostra personagens que, se eles tivessem chance com elas (foquem no "se", porque eles não teriam chance mesmo se elas morassem perto deles e estudassem na mesma escola, quanto mais se existissem), a idade será compatível. Sempre vai ter militante cismando que, só de você desenhar uma adolescente com o pé pra fora, você é jack e deveria ser morto em praça pública, mas quando tem personagem adolescente *masculino* pelado e com o pau até brilhando já tão babando (fandom de Boku no Hero, é de vocês que eu tô falando e vocês FODERAM o anime com sua militância insuportável).
Fora isso, tem algo bem estúpido que vi um webamigo (que uma vez chamei de Pato Azul e, como não sei se ele quer ser mencionado, vou continuar usando esse apelido) falou que queria desistir de desenhar porque ele era "mediano demais", tipo, oi???²
O pior é que nem era a primeira vez, no mínimo a segunda vez isso era, já que ele ficava se autodepreciando só por causa dos desenhos favoritos dele, no caso ele se sentia medíocre assistindo The Amazing Digital Circus (eu fiquei tão puto que uma das minhas dicas dele era parar de assistir à poha desse desenho já que tava acabando com a autoestima dele), e que uma das minhas dicas eram de justamente ter mais autoestima (senão, se viver comparando com os outros, e ficar comparando defeito que até mesmo VOCÊ tá inventando com qualidade que VOCÊ tá vendo como maior que realmente é no outro, você nunca vai ser bom), eu até comparei com aquela coisa de "prometer nunca mais andar só porque tropeçou uma vez", porque é isso que você faz abandonando algum hobby, não porque mudou de ideia ou porque deu algo muito errado, mas porque você tá inventando defeito e desculpa pra regredir, enquanto você só podia melhorar o que você tá fazendo.
Fora isso, terminando com algo mais leve, eu vi uns vídeos do artista Wardo 々, que faz edits e pelo que parece sabe programar já que convenientemente ele mostra esses apps de pet virtual de Uma Musume que só vi ele postando sobre, e bateu uma ideia, afinal, minha mãe usa o PC enquanto eu trabalho, e seria muito hilário eu deixar aberto o app de uma dessas meninas cavalos fofinhas (talvez a Haru Urara) andando na tela, a reação dela talvez seja engraçada (tomara eu não zicar depois de falar isso XD).

Até mais!