Blog do dia

Homem-Aranha: O Herói de Todos os Públicos

30 de jun. de 2025

Tédio, Gatos e Aviões

Eu fiz esse blog enquanto estive entediado numa aula livre da faculdade, assim como uma ideia de história única aqui no blog ainda tá a caminho e o Projeto Dream vai levar um tempinho pra sair do hiato.

Esse blog também vai ser mais curto porque tem a ver com umas ideias nada a ver e que tô a fim de escrever aqui pra desprender da minha mente.

De repente lembrei desse material que era comum nos anos 2010 (e que terminou em 2018) chamado Twinkle Tush, que seria um tipo de joia que se pendura embaixo do rabo do gato, na descrição seria um adorno "fashionable", mas vendo isso na prática... Dá pra ver por que parou em 2018.

Seja pelo problema que é o gato evacuar com isso (e mesmo que tirar isso seja fácil, será chato tirar e vestir de novo), seja porque é uma ideia ridícula que ninguém pediu, ou como diz a resposta no final, vai parecer um plug anal.

Até me lembra um pouco aquelas coisas aleatórias da Obvious Plant, como esse "ovo pré-quebrado", que me deu tantas perguntas da lógica de ter esse item, que me senti burro depois de entender que era uma piada. Já o Twinkle Tush não tem cara de que foi feita pra ser uma pegadinha material.
Isso porque, enquanto esse ovo pré-quebrado tem uma cara realmente óbvia de que é uma ironia, por não fazer sentido como algo de verdade... o Twinkle Tush realmente tem cara de que surgiu só pra ser uma tendência viral, tanto que pelo que eu vi, surgiu em uma moda do Buzzfeed (um tipo de rede social, com redes de notícias, quiz e memes que podem variar entre fotos a vídeos bem curtos, só pra ter noção, na época que essa marca já tava circulando o Vine ainda existe, você tem 70% de chance de não saber ou lembrar o que é o Vine) por uma marca de pet shop.

Mesmo que a ideia fosse criativa, de viralizar com memes de "nossa, que absurdo, top 10 produtos mais bizarros"... na prática muita gente não entendeu a piada justamente porque não parecia uma. Obviamente não parecia uma boa ideia, o que não impediria de ser engraçado se não fosse, em vez de num sentido absurdo, soasse realmente algo bem ruim, assim como dos vídeos que eu via de curiosidade, que incluíam falar sobre esses materiais absurdos, o pessoal acreditava que era, por exemplo, algo planejado pra ser vendido e usado de verdade.
Quem é mais da minha época vai lembrar de brinquedos que nem esse, que obviamente, assim como teve brinquedos duvidosos, como aquele do Tarzan, que quando você liga ele, ele grita enquanto mexe uma das mãos de forma muito estranha, por exemplo um brinquedo como esse gato atropelado claramente não vai soar como uma piada ácida e pesada, ou então de mau gosto, iriam achar que foi realmente planejado pra ser brincado por crianças, e obviamente algo assim vai ser malvisto.

Falando em personagens infantis e malvisto... Lembrei desse picolé de Jar Jar Binks, e por algum motivo, assim como acharam uma boa ideia aquele bicho esquisito ser um dos principais de Star Wars Ameaça Fantasma, acharam que fosse uma boa ideia fazerem um picolé disso.
Jar Jar Binks foi obviamente um fracasso de Star Wars, falando nisso, pelos seguintes fatores, que lembro de ter falado antes mas irei repassar com umas adições:
Era pra ser um personagem pária que teria sua redenção, mas ele causa problemas e acaba parecendo merecer ter sido expulso dos Gungans;
  • Jar Jar também era pra ser um adorável-trapalhão a lá Chaplin ou Buster Keaton, mas o Jar Jar Binks não parece esperto ou habilidoso (que nem personagens desse arquétipo, e pensando bem, personagens covardes como o Usopp em One Piece cumprem bem mais esse papel), além de manchar o próprio Star Wars que tem como maior marca um equivalente espacial e mágico de samurais (que por si só, o retcon dos Midichlorians foi tão merda que do filme II em diante eles simplesmente apagam o mesmo, mais rápido que a DC fez com os Novos 52);
  • Assim como foi um personagem planejado pra ser cômico, e "a chave da franquia", um personagem que seria divertido e carismático, que seria adorado pelo público... mas repercutiu tanto que em Ataque dos Clones ele só tem importância sendo um político... que elege o Palpatine e foi uma das causas do fim da República (só não foi pior que os Jedi que eram uns broxa covardes quanto às ruindades da República e ironicamente o que provocou origem de personagens como Darth Sidious, Darth Tyranus/Dookan e o Anakin Sith), e ainda por cima, nos livros Aftermath, o Jar Jar Binks perdeu simplesmente TUDO e teve que trabalhar de palhaço de rua pra sobreviver.
Ah, você não sabe quem é o Darth Tyranus? É o Conde Dookan (ou Dooku na versão original, que aliás, na segunda trilogia tem tanto nome estranho pro idioma português/brasileiro, como Sifo Dyas, Capitão Q Panaka, e posteriores como Ajunta Pal e Bolla Ropal, ao ponto de suspeitarem que tinha um brasileiro zoando no roteiro de Star Wars), atuado pelo Christopher Lee (ex-espião da Segunda Guerra que inspirou o 007/James Bond, ator também do Saruman Mago Branco do Senhor dos Anéis, e que aparentava ter um hiperfoco no Carlos Magno por se dizer ser descendente dele), simplesmente um cara que platinou a vida e deveria ser inspiração, não a Virgínia Fonseca que não sabe nem fazer produto de maquiagem que não pareça arma química.

Falando em Virgínia Fonseca, eu lembro de uma teoria de que o 11/09 (2 prédios 1 avião) causou, mesmo indiretamente, o Crepúsculo e a ascensão da Virgínia. Por que? O seguinte:
  1. 2 prédios 1 avião.
  2. My Chemical Romance fez suas músicas emo justamente com base em traumas de ver esse incidente.
  3. Stephenie Meyer faz Crepúsculo com base em fanfics de My Chemical Romance com vampiros.
  4. Youtubers Teen como Felipe Neto reclamam de Crepúsculo.
  5. Rezende Evil tbm tava crescendo nessa época, e posteriormente ele namora Virgínia Fonseca por uns poucos anos.
  6. Virgínia separa, mas começa carreira própria.
Mas sabe aquela teoria de efeito borboleta em que a morte do Francisco Ferdinando causou a origem dos hentais? Bom...
  1. Um terrorista sérvio atira no Francisco Ferdinando.
  2. Rússia e Alemanha guerreiam porque seus países aliados tavam brigando, aos poucos outros países juntam e ocorre Primeira Guerra Mundial.
  3. Primeira e Segunda Guerra começam e acabam.
  4. Japão desenvolve tecnologia e animes.
  5. Entre os animes são feitos os hentais.
  6. Curiosamente, mais ou menos na mesma época a internet também tava surgindo e expandindo, especificamente porque surgiu da ARPAnet que era uma tecnologia de comunicação militar.
Considerando que o zionismo (movimento que defende a existência do estado de Israel, mesmo que isso custe a geografia e muitos direitos dos arábicos e muçulmanos) aumentou depois da Segunda Guerra, e o zionismo conflitava com o wahabismo (ideologia político-religiosa dos sunitas, dos quais surgiram os terroristas muçulmanos como a Al Qaeda, e que tem conflito até com os xiitas, que resumindo, são muçulmanos mais bonzinhos e que não são extremos com sua religião), isso aos poucos motivou atendados como o 11/09. Então sim, uma curva errada na Sérvia foi a causa inicial dos hentais, da internet e da saga Crepúsculo!
Falando em árabes e animes, eu tinha conversado com um webamigo sobre uma música que "spawnou" pra mim no meu Youtube (clique aqui, um heavy metal japonês que me lembra Through Fire and Flames) e ele em troca me mostrou essa música (aqui, uma música boba que veio de um equivalente árabe do South Park), e eu mesmo falei com o meu webamigo sobre, como na Arábia existe o Block 13 (um bootleg de South Park na região) porque o South Park foi banido (e seria de qualquer forma por bem menos)... não dá a entender que no fundo eles queriam assistir a South Park?
Assim como eu mesmo estive ainda assistindo a conteúdos de terror, e entre uns posts que revi do Dr. Nowhere eu vi esses Aklagers (um tipo de anjos cabeça-de-sol, parecidos com o bicho de Where Did Life Go) e estive ouvindo umas músicas do "satanic lofi music" (que, tipo, é macabro pra caralho, e conforme uns problemas estiveram acontecendo comigo, desde eu ficar doente a eu quase não conseguir ir pra faculdade, aos poucos tava suspeitando que essas músicas tavam me dando azar).
Isso me impressiona como meros artistas de internet que só tão expressando umas ideias criativas e espontâneas conseguem realmente saírem bem melhor que, por exemplo, os filmes atuais de terror, que por muito tempo eram só jumpscares barulhentos com monstros de CGI porco, e mesmo quando sai algo mega diferente como Midsommar, soa chato e com mais sensação de trama que terror/suspense, mesmo apelando pro folk horror ao estilo Homem de Palha só que bem mais açucarado e por isso mais fraco.

Às vezes a gente pode contar uma piada tão ruim que vai soar mais como ofensa, ou fazer uma ofensa achando que será piada (assim como o Leo Lins, que nem fazia piada, só ofendia minorias e fazia apologias e a manada acreditou que tivesse graça), às vezes uma coisa que fazem despretensiosamente, ou com uma intenção tão pessoal, mas no fim tem mais impacto cultural e histórico que algo tão planejado? Às vezes você pode elaborar um grande personagem, mas ele será lembrado por ter um nome escroto, ou uma personalidade de quem ninguém quer tar perto, mas no fundo as massas são levadas a falar e fazer algo, não por ser o esperado, o comum ou o certo, mas só porque outras pessoas os repetiram, e enquanto antes uma ideia ruim seria esquecida facilmente, hoje em dia quando uma ideia muito ruim surge, ninguém vai te deixar esquecer, então...

Até mais!