Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

19 de jun. de 2024

Culturas

Esse post será sobre algumas culturas interessantes que eu ouvi falar por aí no mundo.
E antes de tudo, eu estive continuando o Projeto Dream num ritmo um tanto lento por causa de uns planos que eu estive fazendo, como criar uma temporada com mais ilustrações e ainda assim episódios longos, o que eu aproveitei também pra desenhar muitos personagens, e na faculdade eu tô quase terminando o quarto semestre.

De qualquer forma, começando...
Vocês sabiam que existe bolo de aniversário de cidade em outros países? Eu já vi vídeos sobre brasileiro sendo fdp e fazendo bagunça no aniversário da cidade por causa de bolo, mas no vídeo do JJ que usa um momento do vídeo pra falar de um vídeo que compara a cultura de bolo de aniversário da cidade.

Fui ver o vídeo diretamente (o link estará abaixo da próxima foto) e era interessante esse vídeo do Canadá tendo o pessoal se servindo com educação e o da Indonésia tendo até quem tá trabalhando servindo as fatias do bolo. No México também teve gente organizada como o vídeo mostra.
Eu sei que a qualidade é bem ferrada, mas as gravações do vídeo são muito antigas, tanto que diferente de outros vídeos sobre esse assunto, como o do Douglassola, esse vídeo por si só é antigo (de 2012), e se quiserem, podem clicar aqui nesse texto colorido.

Falando nessas culturas mais perto da gente, vocês sabiam que existe Acid Techno? É um tipo de música eletrônica bem psicodélica e de batidas intensas, que eu ouvi falar no site Every Noise at Once, que tem uma biblioteca de gêneros musicais ao redor do mundo.
Meu DJ favorito desse gênero musical é o Alignment, e gosto muito das músicas Attack e Multiverse. Inspirei nesse gênero pro Pitchwave que tem no universo de Projeto Dream.

Tem uns conteúdos hocertianos que eu criei inspirado, em sua suma maioria, em povos pré-colombianos, a maioria indígenas da América Latina, enquanto eu já cheguei a criar personagens indígenas norte-americanos como o Abraham Armstrong e Aika Naan e tinha tão poucas histórias latinas em Projeto Dream, e eu já tive inspirações bem mistas como:
O dragão de cerâmica eu misturei inspirações de estátuas karajá de animais com vasos incas que têm sistemas de água e apitos que fazem o som dos animais que eles representam. Os bumerangues hocertianos têm adornos baseados em bumerangues modernos que têm pinturas na estrutura.
[Incrível o quão grandes eram os bumerangues antigos, afinal, precisava de tamanho e peso pra ter bastante força]
O Varanque vem de "Varanus" (um gênero de lagartos bem comum no mundo todo, conhecidos pelo lagarto-monitor e o dragão-de-komodo), o Nóxmio é uma mistura de quati, muçaranho e gato, embora umas pessoas pras quais mostrei o diagrama ele pareça uma raposinha (apesar de que eu gostei da semelhança XD), o Beluvano é baseado em cachorros Fox-Paulistinha (raça da Kiara, uma cachorrinha de estimação que tenho em casa desde a infância), ratos (pelo rabo longo), coelhos (pelas orelhas e pelo que eu planejei de que o Beluvano muda de cor durante o frio, baseado em coelhos como o Coelho das Neves e o de Snowshoe, embora a inspiração mais direta seja o Coelho do Himalaia, que fica com pelos pretos em vez de brancos com exposição ao frio), e a pérola dele tem diferentes inspirações (pode ser tanto como a pérola de dragões long quanto de yokais pelas propriedades místicas e únicas, quanto sendo daí que emite sons como um sino ou cheiro como uma glândula odorífera de cachorro).
[Coelho Himalaio, a espécie cujos pelos ficam mais escuros no frio, diferente de outros que ficam mais claros]
A Dança dos Pais é inspirada numa estatueta Karajá de uma mulher abraçando uma onça, misturado com algumas mitologias que envolvem humanos e animais primordiais, como o criacionismo Zoroastra em que o primeiro humano e o primeiro touro, que após sua morte se tornaram a base pra outros seres vivos, e a própria mitologia, não só chinesa (que inspirou parte dos dragões) ou hocertiana, mas de todo o Projeto Dream, em que os dragões são fontes poderosas da magia no universo.
A Gênese tem esse nome baseado em Gênesis, o capítulo da Bíblia sobre a criação do mundo e civilização, e seu nome alternativo - Vênus do Deserto Hocertiano - é baseado na Vênus de Milo e Vênus de Willendorf, duas estátuas sobre deusas da fertilidade, embora a de Willendorf seja a inspiração mais direta, não só pelo simbolismo da estatueta ou ela ser de cerâmica, mas também pela ideia da pesquisa arqueológica inspirar o nome. A forma como uma mulher parindo é baseado numa estatueta que não sei de qual tribo é, mas que vi num vídeo do Julio Cocielo visitando o Richard Rasmussen.
Antes do próximo, um comentário engraçado: Já repararam que desde a Antiguidade o pessoal gostava das gordinhas? Tanto que era considerado um símbolo de saúde, embora por um motivo bem específico que a comida antigamente era mais escassa e só quem tinha a fartura certa conseguia comer muito. Sou contra a romantização da obesidade, mas ao mesmo tempo gente pesando um tanto é mais saudável que muita gente magra por aí, qualquer coisa cuidem da sua saúde.
A estueta Esfinges tem esse nome porque, pros hocertianos, é como se fosse o nome da posição da estátua, em formato de Esfinge, já a forma da estátua é baseado em uma estatueta que o Richard Rasmussen também tem em casa, que pelo que parece é da tribo Moche, embora a aparência seja diferente de quando eu pesquisei pra saber dessas coisas.
O Titanodon Hocertiano é baseado no Megalodon e nos Tulkuns de Avatar, fazem parte da pré-história hocertiana, as facas a laser hocertianas são baseadas nos Sabres de Luz, tanto que até tem uma piada similar a uma piada de um Jedi testando o sabre de luz e, embora na piada original o Luke morre, na piada do Projeto Dream o Sean salva o Jin e ainda comenta sobre isso, o plasma da faca hocertiana militar é mais quente e afiado. Os anéis de casamento têm inspiração no Anel de Sinete (Signet Ring) do Doctor Who embora o lance da joia no anel da esposa (mds, que frase feia) é baseado em alguns pássaros que entregam pedras bonitas pras fêmeas, pelo que eu vi incluindo pinguins, já o carimbo que a coroa do anel do marido carrega é baseado na Sinete, que pode ser usado tanto como carimbo quanto selo de envelope ou coroa de anel, um exemplo que eu achei sobre esses tipos de carimbo é o Inkan/Hanko, que é usado no Japão no lugar de assinaturas.
O anzol artesanal que os hocertianos fabricam (que eu também fiz uma piada do Adner teorizando como o anzol funcionava pra depois a Akari falar que o anzol parecer com o inseto já atraía os peixes) é baseado em vídeos de artesanato de insetos bem realistas modelados no anzol, como se fosse mesmo uma "isca infinita" como na premissa hocertiana.
A litografia hieróglifa tem só o nome inspirado na Litografia real (de desenhar ou limpar usando óleos e pedra, algo similar ao Afresco, mas em vez de pintar manualmente a Litografia é tipo imprimir na pedra), mas é bem inspirada naquelas tábuas e pilares sumérios, como o Código de Hamurabi, ainda com a ideia de "escrita na pedra" como o nome diz, e seria assim que tinha escrituras nas ruínas da vila onde o Sean estudou até desbloquear o poder das Cinzas de um povo hocertiano perdido.
Também já vi mesmo sem querer algumas curiosidades sobre tribos pré-colombianas, o que aliás era pra ser o maior foco desse blog, como o fato de que os maias e astecas não sofreram apenas o extermínio como é sempre narrado, mas parte dos grupos de maias e astecas colonizados tiveram uma certa aliança com os colonos espanhóis, e assim tinha mais vantagem numérica contra os que continuaram contra a colonização, em sua maioria os astecas.
Um dos legados dos nativos mexicanos é o Chocolate, que aliás, além de antigamente ser uma mistura de cacau com milho (assim como qualquer comida asteca, o chocolate antigo também usava milho), água e também pimenta (e curiosamente ainda tem alguns pratos de chocolate com pimenta, incluindo receitas), e com o tempo, principalmente por influência europeia, começou a ter os chocolates hoje conhecidos, como o chocolate ao leite, inventado pela Nestlé em 1867 usando principalmente leite condensado, ou as trufas (bombons), que têm esse nome por terem um formato redondinho que lembra os fungos trufas.
Ainda falando sobre o chocolate, o chocolate quente é até que antigo, já tendo desde o Século XIX quando era uma comida nobre, ao ponto de ter Chocolaterias, ou Casas de Chocolate (que eu tentei pesquisar alguma imagem sobre isso mas não achei), que são tipo cafeterias mas que servem essa bebida de chocolate, o chocolate amargo já era comum, era só o cacau com um pouquinho de açúcar e leite, e o chocolate branco foi inventado em 1930 na Suíça, usando principalmente leite em pó em vez do cacau em pó. Chocolate branco chega a ter 20% de cacau na composição, enquanto segundo dados da Anvisa o chocolate "normal" tem que ter no mínimo 25%, mas pô, ainda tá usando cacau, então ainda dá pra considerar chocolate, não é porque não é chocolate segundo a fiscalização que queria dizer que é pra dar isso pro seu cachorro, né caraio.
E voltando a falar sobre os astecas, algo interessante que eu também gosto dessa civilização são a sua arquitetura e astronomia avançadas, ao ponto de racistas sem vergonha acusarem de serem tecnologia alienígena, o que ajudou muito da agricultura deles, e tem dois itens astecas que eu acho ainda mais maneiros que são o Macuahuitl (um tipo de porrete ou espada asteca, do pomo ao cabo feitos de madeira, com lâminas pequenas feitas de obsidiana, que pela dureza moderada e afiação muito precisa consegue cortar até cavalos, um animal muito resistente) e o Ehecachichtl, ou Apito da Morte (que às vezes eu chamo de Apito de Jumpscare por causa do grito do apito, que tem dois sistemas de apito, que deixarei um link do Manual do Mundo que explica sobre isso, há teorias de que foi usado pra intimidar em guerras ou pra algum tipo de ritual).
[Link: Clique aqui]
Falando nesse vídeo do Manual do Mundo, tem essa parte que o Iberê fala sobre os apitos de chaleiras (podem assistir o vídeo, é muito bom e ajuda a contextualizar), e a parte que fala das arruelas que dividem esse apito, que me lembram as divisões e compartimentos dos caminhões-pipa (que têm esse nome porque eram comuns e até transportados do Porto de Pipas, em Portugal), que existem nos tanques pra reduzir a força de movimentação dos líquidos (incluindo combustíveis) e evitar que uma força muito forte pra frente empurrasse o caminhão, ou a força muito forte pra trás até mesmo jogasse o tanque pra longe.
Agora que eu terminei de falar o pouco que eu sei sobre povos americanos pré-colombianos, adoraria falar outra coisa interessante: A Ventosaterapia, um tipo de medicina tradicional que existiu na China e Egito antigos, feita a partir de ventosas (que no caso parecem um pouco com tetas de vaca, mas acho que é só pelo formato) e vácuo, que antes era formado pelo fogo dilatando ou queimando o ar, mas hoje existe ventosaterapias modernas que sugam o ar das ventosas até formar o vácuo. Esse procedimento era usado pra aliviar dores e estresse ao concentrar a circulação sanguínea em pequenas áreas. E como esse procedimento é antigo, em vez de ventosas de vidro e plástico, era feito com chifres ou cuias.
Falando em cuia, um tipo de vaso ou tigela, há um instrumento bem conhecido do Tibete que são esses sinos (sim, essa tigela de som hipnótico é um tipo de sino) compostos por um bastãozinho de madeira e tigelas geralmente de cobre ou bronze bem polidos, em que, em vez de só bater o bastão na tigela, era possível mover o bastão na borda da tigela, fazendo o atrito continuar o som inicial, há tigelas que vibram a 584,8 Hz, esse instrumento é geralmente usado pra auxiliar meditações, e apesar do nome de "tibetano", não surgiu especificamente no Tibete, mas em países vizinhos também budistas, como o Nepal e o Norte da China, e também sendo usado no Japão.
Falando em Budismo, tem um símbolo que eu gosto muito, embora tenha feito tão poucas referências a isso em desenhos meus, que é o Olho de Hamsá, e aproveitando pra falar, não só dele, mas de outros símbolos de olho, já repararam que antes, dos anos 2000 a 2010, qualquer coisa, não só sobre olhos, mas sobre triângulos, eram sempre coisas associadas ao mal? Provavelmente pela moda besta sobre "os Illuminati dominarem o mundo", o que se tornou fonte de inspiração pra grupos de grande dominação, como os Illuminati da Marvel e os Illumiricks dos quadrinhos de Rick and Morty, mas conforme passou o tempo a conspiração de uma seita maligna que quer dominar o mundo como se fosse história de filme de ação dos anos 90 foi esquecida, como dizia o Bruno Rataque (antes Kakaxe Rataque), "de tanto falarem da Nova Ordem Mundial agora ela tá velha", sem falar de conspirações sobre mortes como a da Princesa Diana, que já é comprovada que foi um acidente e não, como o Você Sabia já falou uma vez, uma obra dos Illuminati.
Lembro que tinha algo parecido em Yu-Gi-Oh, não só falando das Relíquias do Milênio, mas dessa histeria coletiva de achar que qualquer símbolo com olho era do mal (porém, dessa vez demoníaco), e pra encerrar o caso, tanto o "olho Illuminati/Maçon" da nota de dólar quanto o Olho Grego são baseados no Olho de Hórus, que assim como o Hamsá, é um símbolo de olho que protege o portador de Mau Olhado (um tipo de maldição provocada pela inveja), tanto que tem variações do Olho Grego no formato do Hamsá em vez de algo como um slime ou Mike Wazowski.
Eu fiz uns desenhos pro quadro do Instagram chamado "Sábado Mítico", um quadro em que eu publico desenhos temáticos de monstros, mitologias e misticismos humanos, e entre os desenhos eu fiz esse aqui.
Antes eu não gostava de vampiros por causa do Crepúsculo, não sei se já falei disso antes, mas depois de um tempo eu comecei a gostar dessas criaturas quando teve outros tipos bem melhores, talvez eu faça uma publicação sobre isso, então deixem isso como só uma previsão pro blog. Mas enquanto não falarei dos vampiros aqui, vampiros vestem preto, e sabe uma estética legal que eu descobri e que usa preto?
Black Tape Project, um movimento ou estética da moda, com diferentes modelos com bikinis feitos de fita adesiva bem lisa e brilhante, sendo a cor dominante e a principal dessa moda a cor preta, os padrões são bem diversificados, é claro sempre cobrindo o que um bikini precisa cobrir, junto de pulseiras nos braços e faixas nas pernas, algumas com espinhos metálicos nos bikinis, mas sério, olha que maneirinho as moças com bikinis que parecem algo como listras.
Esses bikinis inspiraram uns designs da minha história, incluindo uma aparição mais direta em Projeto Dream, e tem uma piada entre a Summer e a Oprah, baseado em algumas modelos mais escuras (pardas e negras) que usam bikinis brancos, embora não seja uma regra. E pra evitar terminar muito seco (já que esse blog já tá muito longo), algo curioso do Projeto Dream é que muitas personagens já apareceram de Femmesuits, um tipo de bodysuit feito pra ser uma contraparte feminina, futurista e sensual dos ternos, porém, com o tempo eu fui cansando dos bodysuits, não que nem eu me cansei da magia na mesma história, mas porque você não vai ver todo mundo de terno a menos que tenha um trabalho que leve a isso, como em escritório, assim como não fazia sentido quase toda mulher adulta no Projeto Dream aparecer de Femmesuit, o que levou a eu criar trajes alternativos bem casuais pras personagens femininas, além de eu voltar a incluir a roupa clássica na Tifanny, mas bem, acho que consegui expressar tudo o que eu pensei.

Até mais!