Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

7 de dez. de 2020

Hamon e Spin

Esse post é só uma explicação sobre um conceito que adoro muito em animes, que é a energia vital e os poderes espirituais, e também porque estou a fim de conversar sobre animes, dessa vez sem nenhuma fanfic ou teoria. Aliás, esse blog aqui é mais para debater sobre o assunto do que explicar algo pra ser levado a sério.

[E os stands serão só algo secundário aqui no assunto]
 Algo interessante de qualquer anime, principalmente shounen, são as energias espirituais que cada ser vivo existente possui, e que pode ser combinado com os poderes individuais do usuário. E o caso de hoje são dois poderes vindos de Jojo: que são o Hamon e o Spin.
> Introdução:
 O Hamon é uma fonte de poder vinda dos seres vivos nas partes 1 e 2 de Jojo, antes de aparecerem os stands, e que mais se aproxima do Sol, o que explica ser uma das fraquezas dos vampiros do anime, e por isso que eu acabo gostando dessa ideia, pois ainda tem um sentido, mesmo num anime que, por ter "Bizarre" no nome, poderia acontecer qualquer coisa sem muita explicação, pois energia vital e espiritual acaba tendo algo mais místico, metafísico, que tenha algo relacionado a seres com alma, e a relação com o Sol não seria apenas algo químico ou físico como o que o Sol emite, e sim a reflexão sobre o Sol como algo iluminado, puro, feito para eliminar criaturas malignas como os vampiros.
 Porém, ainda acho legal a ideia do Spin, que é um conceito matemático que compõe tudo no universo, o que também é uma boa ideia para um conceito de poder espiritual, por ter uma explicação lógica.

> Como eles funcionam?
 O Hamon, por ser uma energia humana similar à do Sol, assim, além de poder eliminar criaturas sensíveis à luz como os vampiros, também serve para tornar o usuário muito mais forte, mais rápido e pode também ter diferentes propriedades, como o Jonathan fez ao esquentar seu braço com o Scarlet Overdrive e manipulou a água com o Underwater Turquoise Overdrive. E também é uma das fontes do Hermit Purple, pois o Joseph já conseguia prever as falas das pessoas na parte 2 e depois ganha o stand na parte 3, onde agora ele vê mensagens e até rastreou alguns vilões a partir de dispositivos eletrônicos.
 Enquanto isso, o Spin tem poderes mais complexos e um pouquinho mais específicos, pois essa energia usa muito os recursos e as leis da física, incluindo energia mecânica, efeito magnus e até gravidade.

> Feitos de poder:
 O Jonathan já se mostrou capaz de eliminar Jack, o Estripador, em seu treinamento, e também conseguiu matar mais de um cavalo sem dificuldades, encheu o Bruford de socos, em uma velocidade bem próxima de stands como o Star Platinum, e também sobreviveu a um ataque venenoso de Doobie. E bem, como eu não leio o mangá de SBR, o máximo que eu vi da Fandom é sobre a Rotação Dourada, um ataque que conduz o giro a partir do cavalo e, consequentemente, o cavalo usa a habilidade espontaneamente, criando uma rotação próximo do retângulo áureo, e esse ataque é tão poderoso que atravessa as barreiras do Love Train e até pôde matar Valentine sem deixá-lo se ressuscitar a partir de seu stand D4C, além do ataque funcionar mesmo com o tempo parado, como foi uma vez usado contra o Diego alternativo.
















Rotação dourada: A maior fraqueza do stand D4C e a única forma de eliminar Valentine em um único golpe.

> Conclusão:
 Independente de se um tem mais variedade de poderes, se tem feitos maiores ou simplesmente por fazer ou não mais sentido lógico ou ser algo mais imaginário, ainda é interessante ver essas ideias nas histórias criadas por diferentes pessoas, e isso até me inspirou a algumas coisas, como o Hamon inspirou parte da Mana e das magias em Projeto Dream e o Spin inspirou o Caos em Luz e Sombras.

E é só isso, pessoal, até mais!