Blog do dia

Filhos do Sol em outras realidades

7 de mar. de 2021

Explicando a história de Terraria

[Além de contar o enredo escondido do jogo, irei explicar alguns detalhes a mais também]

 O jogo não começa com nenhuma narração, então o que sobra para descobrir o que este jogo tem para contar é buscando por histórias na internet, e é nesse caso que irei ajudar. Começando... pelo começo, havia uma entidade chamada Cthulhu, que estava prestes a dominar todo o mundo até que uma raça, chamada Dríades, pôde o impedir e o selar na Lua, além de tirar partes do corpo dele, o enfraquecendo, e possivelmente esses órgãos de Cthulhu são os responsáveis pelos biomas ruins do jogo ("possivelmente" porque não tem muita coisa comprovando a não ser analisando e associando coisas do jogo), e um certo tempo depois, surge você, o jogador.
 Não são mostrados os propósitos ou ambições do personagem do jogador, como se ele só quisesse se aventurar e criar sua própria cidade e todas as suas lutas fossem consequência de suas aventuras, como enfrentar as partes de Cthulhu ou até mesmo libertar a luz e as trevas do mundo, e falando nisso, é interessante falar sobre os NPC's.
> Guia: Este é um dos vários humanos do grupo, e ele aparentemente tem algo de muito importante além de ser só alguém pra te ajudar sem você precisar da wiki do jogo, pois a morte dele com uso do boneco vudu, e no submundo ainda por cima, invoca o Wall of Flesh, um monstro que te separa do Hardmode, onde todo o bem e o mal são libertados.
> Dríade: Uma das sobreviventes de sua raça, ela aparece quando você mata algum chefão que, digamos, tem uma ligação com a história principal do jogo, como o Olho e o Cérebro de Cthulhu, o Devorador de Mundos e/ou o Skeletron são derrotados, e que ela tem o conhecimento da quantidade de pureza do seu mapa claramente por causa do Cthulhu ter corrompido o seu mundo, e que o seu objetivo seja de fato limpá-lo da Corrupção/Vermelhidão que o mesmo deixou, já que ela vende, além de materiais ligados à natureza, o Pó da Purificação, que pode transformar matéria ou seres vivos malignos em seres bons, inclusive reviver a Alma Torturada.
> Goblin Pensador: O único goblin que aceita ir para sua cidade, enquanto todos os outros obviamente irão declarar guerra com você, e ele é bastante útil usando suas tecnologias para ajudar o jogador. E possivelmente ele é mostrado preso assim como a Mecânica porque ele foi visto como um traidor ao se juntar com uma humana.
> Mecânica: Essa personagem é encontrada no interior do Calabouço do Skeletron, e é uma das personagens que vendem tecnologias avançadas para você, e possivelmente ela tenha sido a responsável pela criação dos chefões mecânicos, a pedido do Cultista Lunático para restaurar a entidade principal do jogo.
> Demolicionista: Este é outro personagem não-humano do jogo, sendo nesse caso um anão, mas não só por ser menor que outros aldeões do jogo mas sim por causa de seu histórico, ele inclusive diz que gosta de caverna "pois está no sangue de nós anões", e que possivelmente no mundo de Terraria os anões, raça do demolicionista, descobriram a pólvora e a usaram para facilitar suas minerações, e por isso sua ligação com o subsolo e até com o submundo.
> Curandeiro: Como mostrado como um Lihzahrd, uma raça de reptilianos ancestrais, e que talvez tenham uma ligação direta com as dríades, pois além do Curandeiro e a Dríade se amarem, e ambos preferirem viver na natureza, eles também vivem no mesmo bioma, e outra coisa que pode ser real no jogo é que esses lihzahrds não sejam só do templo encontrado nos subsolos da selva, mas também tenha alguns na superfície, já que não faz sentido a gente desbloquear no pre-hardmode um personagem de uma espécie que a gente só irá conhecer e entender no hardmode, ainda mais alguém que conheça o pessoal também da superfície, como se só aquela civilização do Templo do Golem tivesse sido enterrado.
> Taverneiro: Outro NPC humano porém também importante para a história, mesmo que para algo mais secundário, já que ele fala sobre uma outra dimensão(Etérnia) e ele só aparecer, largadão no chão, quando você elimina o chefe do bioma maligno do seu mundo pela primeira vez, como se essa luta tivesse quebrado o tecido das dimensões e tivesse tirado o Taverneiro de lá, pelo menos é essa a explicação que eu imagino. E que essa dimensão que ele conversa seria mais uma consequência da influência de Cthulhu na Terra.
> Vendedor de tecidos: Um homem velho e perdido que estava preso em uma maldição até o jogador derrote o Skeletron, o esqueleto de Cthulhu, e que ele inclusive possui traços do Skeletron como as magias de ossos e a invocação do chefe quando o Vendedor é morto pelo jogador com vudu.
> Mago: Um personagem encontrado em cavernas após a morte do Wall of Flesh, e que ele possui poderes mágicos e vende itens mágicos, ele aparenta ter algum conhecimento sobre toda a parte mística do jogo como espíritos, o Hallow e a natureza num geral.
> Ciborgue e Steampunker: Dois outros personagens que mexem com tecnologia no jogo e que têm de fato uma importância, sendo a Steampunker, além de vender aparelhos mais complexos, também te vende o Clentaminator, uma arma capaz de espalhar biomas inteiros por onde borrifa. Eles representam toda a tecnologia e o avanço do jogo, considerando os equipamentos que eles te proporcionam e o fato de que eles só aparecem próximo do final do jogo.



Os chefões, os monstros maiores e mais importantes, também têm um fator importante para a história do jogo.
> Olho de Cthulhu, Cérebro de Cthulhu/Devorador de Mundos e Skeletron: Os primeiros chefes do jogo, estes são os órgãos que Cthulhu perdeu durante a luta contra as dríades e acabou amaldiçoando todo o planeta, e que a morte desses monstros não só irá te ajudar a progredir como também é importante para o mundo.
> Wall of Flesh: A Parede de Carne, não é só um monstro ou demônio, mas sim uma entidade, que conecta a luz e as trevas de todo o mundo acima do Submundo, porém que sua aparição exige um sacrifício, nesse caso o do Guia.
> Os chefões mecânicos: Entidades que foram seladas pelos espíritos da luz e das trevas para a proteção do mundo, e sua aparência sendo uma versão robótica dos três chefões principais do pre-Hardmode mostra que eles foram criados artificialmente, pois eles têm uma ligação direta com a história principal e a morte de pelo menos um deles desbloqueia a Steampunker, que talvez tenham sido feitos por ela ou pela Mecânica.
> Plantera e Golem: Monstros encontrados nas profundezas das Selvas, que só ficam disponíveis após a derrota dos chefões robóticos, e que o jogador só os encontra depois de explorar muito o jogo, possivelmente investigando o passado do mundo já que um é uma planta sobrenatural e outro habita um templo subterrâneo.
> O culto: Existe um grupo de sacerdotes que aparecem no calabouço do Homem Velho que estão praticando um ritual, sendo que dizem que eles na verdade estavam tentando impedir o Moon Lord, ou nesse caso o Cthulhu, de sair da Lua e destruir o mundo, o que não faz o menor sentido, pois primeiro que não existe um ritual para parar o Cthulhu, apenas rituais para libertar ele, e segundo que a placa que aparece entre os cultistas e que o Cultista Lunático absorve é a mesma placa que você usa para invocar o Lorde Lunar sem enfrentar as torres, e terceiro que... por que o cultista chefe que quer manter o Cthulhu selado se chamaria "Cultista Lunático" e tenta te atacar por ter matado os adeptos dele? Ou seja, você pegar informação da internet só falando tal coisa acaba sendo meio vago, você tem que explorar a obra pra entender corretamente.
> O próprio Lorde Lunar: Este é obviamente o Cthulhu, uma entidade que você tentou parar o ritual de invocar ele, mas acabou falhando, e depois de enfrentar o Cultista e as 4 Torres que representam as 4 classes do jogo (Solar/Combate Físico, Nebulosa/Mago, Poeira Cósmica/Invocador e Vórtice/Atirador), você finalmente encontra ele, mesmo que incompleto. Tem gente que diz ele é só uma ilusão e que o combate que tivemos com ele não foi verdade, mas é outra besteira sem fundamento, pois além dele te dar recompensas após sua derrota, os NPC's podem atacar ele, ou seja, os NPC's também o enxercam e podem interagir com ele, e também que não faria sentido um ser que na verdade é de mentirinha... te bater até a morte assim como qualquer outro dos chefes do jogo, ou seja, se você concorda que o Moon Lord é uma ilusão, você usa teoria do coma em tudo. É muito mais provável que ele seja no máximo um ser imaterial, como uma entidade cósmica mesmo, já que na história original o próprio Cthulhu é uma entidade cósmica que não tem a mesma composição que a nossa.

E é isso, pessoal, até mais!