2 de jun. de 2020

1, 2, 3, 4, 11 DIMENSÕES

Oi, gente. Sou eu de novo, Jean Galdino. Talvez você não tenha saudade de mim aqui no Blog, talvez você nem teve mais saudade desse Blog, mas enfim.

Teve algo que fiquei pensando durante o banho, que é... sobre o tempo, sim, o tempo.
Já reparou que o tempo, assim como a gravidade, muda com o lugar onde você está, desde simples lugares até planetas, luas ou o Sol? Acho que não, e eu ia falar que você não seria tão desocupado como eu, mas agora tem a quarentena e geral tem nada pra fazer agora.

E então, se o tempo não existe, como existe a velocidade, que exige o espaço e o tempo? Tipo, a velocidade exige a distância a ser percorrida(o espaço) e o tempo em que essa distância é percorrida, e se algo se deslocar bem longe em pouco tempo ele é rápido, e se algo se deslocar bem perto em muito tempo ele é lento. Isso se aplica também à gravidade, em que a massa de um objeto grande atrai outros bem menores, como um planeta, lua ou estrela.
O tempo é relativo segundo Einstein, então
2 horas não é a mesma coisa pra um humano e pra (sei lá) um Inca de Vênus.
NATIONAL KID”: KIDO? KIDO! NATIONARO KIIDO! | Universo Fantástico
Alguém já viu esses caras no National Kid ou só ouviram falar por causa do Lesado da série "Espinha e Fimose", do Charges.com?
Pois é, e como o tempo é relativo ao espaço, logo, se um não existe o outro não existe e ambos se complementam, tanto que o tempo é a quarta dimensão do espaço. Mas e se tivesse uma quarta dimensão ou até mais outras que sejam de espaço mas não seriam do tempo?

11 DIMENSÕES

Há uma teoria chamada Teoria M, que, entre seus detalhes como supersimetria, gravidade, física quântica e etc, o foco é as
11 dimensões, sendo elas as 3 dimensões espaciais, 1 quarta temporal e mais 7 secundárias que complementariam, isso serve para explicar melhor a Teoria das Cordas, pois com uma concentração de energia tão pequena, seria impossível ver suas vibrações em apenas 3 dimensões espaciais.
E bem... o que é uma dimensão?
Vamos explicar o que sempre falam.
- Você pega um ponto, completamente redondo e pequeno e sem nenhum caminho ou ponta, isso é um ponto adimensional(
0D).
- Depois você cria mais um desse ponto e os liga com uma linha, isso é uma reta unidimensional(
1D).
- Depois você cria mais uma reta e as liga com mais duas, isso é um quadrado bidimensional(
2D).
- Depois você cria mais um quadrado plano e os liga com mais retas, formando um cubo tridimensional(
3D).
- E por fim, você cria mais um cubo, dessa vez, ao invés de ser um do lado ou encima do outro, você coloca dentro desse primeiro cubo, em seguida conecta com alguns planos(ou mais retas) e pronto, você tem um hipercubo(ou tesserato) quadridimensional(
4D).
E é esse o looping, em que a cada ligação de retas e planos vai formando figuras com cada vez mais dimensões espaciais(principalmente das quadradas, que é o caso mais fácil de apresentar esses exemplos), até chegar às
11 dimensões.

E essa teoria não se aplica apenas na ciência, na ficção também tem casos assim.
Darkseid – Wikipédia, a enciclopédia livreMister Mxyzptlk (New Earth) | DC Database | FandomChoushin | Tenchi Muyo Wiki | FandomThanos uses Cosmic Cube | Vingadores, Quadrinhos
Darkseid, os Duendes da Quinta Dimensão, as deusas de Tenchi Muyo e até o Thanos com o Cubo Cósmico são exemplos de seres hiperdimensionais.
Soprador de Bolhas Multidimensionais | Wiki Hora de Aventura | Fandom
Até o Finn pôde criar uma bolha quadridimensional no episódio "Você de verdade", com sua invenção, apesar de que ele quase morreu no episódio com o buraco negro que ele mesmo criou com a bolha.
E eu também estou criando uma história com seres e objetos hiperdimensionais, que é o Projeto Dream, onde inclusive eu até criei uma hierarquia entre os seres vivos com base em suas dimensões espaciais.

Bem, eu só quis conversar sobre esse conceito de dimensões, por ser simplesmente algo incrível. Até mais.